Presidente participa do 81° Coptrel

Evento aconteceu na sede do TRE-DF

Presidente participa do 81° Coptrel

Com informações do TRE-DF

O presidente do TRE-PE, André Guimarães, participou da 81° Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento aconteceu nestas quinta-feira (18) e sexta-feira (19) na sede do TRE do Distrito Federal. A abertura aconteceu noite de quinta-feira e contou com a fala do presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, e com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O encontro reuniu autoridades da Justiça Eleitoral de todo o país, entre presidentes, diretores-gerais e assessores de imprensa.

É a terceira vez que a capital do país recebe o Coptrel. A abertura oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (18), na Sala de Sessões do edifício-sede do TRE-DF. A mesa de honra foi formada pelo Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes; o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; o Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves; o Presidente do Coptrel e do TRE-BA, Desembargador Roberto Maynard Frank; o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro; o Procurador Regional Eleitoral, Zilmar Drumond; o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo; o Advogado Miguel Fiod, na ocasião representando o Presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva; o Presidente do Copeje, e ex-desembargador do TRE-DF, Telson Ferreira; e o Coordenador do Sindjus José Rodrigues Costa.

Após a execução do Hino Nacional pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes saudou os presentes e destacou em seu discurso:

"Fiz questão de comparecer nesse 81° Coptrel, para parabenizar todos aqueles que participaram dessa questão da comunicação, da gestão e administração, mas principalmente parabenizar as senhoras e os senhores que presidiram e presidem os tribunais regionais eleitorais. Foi, no ano passado, e continua sendo, para mim, uma grande honra poder presidir o Tribunal Superior Eleitoral, mas tenho, ao meu lado, vinte e sente presidentes de tribunais regionais eleitorais que prezam, antes de tudo – independentemente dos posicionamentos pessoais - pela democracia. Prezam, antes de tudo, pela luta pelo Estado de Direito. Pelo orgulho de participar, de fazer parte da Justiça Eleitoral. E isso muito me alegra: prezam pela verdadeira doutrina da Justiça Eleitoral".

Em seguida, o Presidente do Coptrel e do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, proferiu seu discurso, destacando: “A presença de Vossas Excelências aqui valoriza ainda mais os debates e as discussões. Agradecemos pelo apoio e pelo compromisso com a consolidação de um sistema eleitoral cada vez mais justo, transparente e auditável.”

O Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro do TSE Benedito Gonçalves, realizou um agradecimento público aos Corregedores Regionais Eleitorais do país: “É momento de congraçamento e de agradecer. Ainda estamos sob os efeitos da Eleição de 2022. E, nada mais justo, na qualidade de Corregedor-Geral Eleitoral, que agradecer. Gratidão eterna. Agradecimento que sempre farei até após sair da minha missão do TSE, da ajuda incansável dos Corregedores Regionais Eleitorais dos vinte e sete estados.”

Coptrel

Fundado em 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel consiste em uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido