TRE-PE divulga Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ação é uma parceira do CNJ e do TJBA

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) disponibilizam para a população o Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O lançamento do documento aconteceu durante um seminário no último dia 26 de abril, na sede do TJBA, em Salvador (BA). O evento foi realizado presencialmente com transmissão ao vivo pelo canal do tribunal na plataforma do YouTube.
Voltado para magistrados, servidores, atores do sistema de Justiça e para a sociedade em geral, o lançamento do Manual traz o debate do TEA para dentro do Judiciário, além de ampliar as discussões para outras instâncias da sociedade. Deverá ainda contribuir para a conscientização da população e dos integrantes do Judiciário para a necessidade de inclusão de pessoas autistas. O texto do manual é resultado do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Portaria n. 315/2022 do CNJ. Presidido pelo conselheiro Mário Goulart Maia, o GT tem objetivo de elaborar estudos e materiais destinados à orientação e ao treinamento no atendimento diante de pessoas com TEA no Poder Judiciário.
Empatia
A publicação do manual possibilitará que a sociedade compreenda melhor o que é o TEA, além dos direitos das pessoas autistas. Com dicas e informações básicas para auxiliar na compreensão, o manual visa estimular o desenvolvimento de empatia socioinstitucional, difundindo conhecimentos importantes.
Para acessar o Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, clique aqui.
Com informações do site do Conselho Nacional de Justiça