Mulheres são 54,5% da força de trabalho do TRE-PE

Dos 1.011 servidores que atuam no tribunal, 551 são mulheres

Mosaico de mulheres do TRE-PE

A maioria da força de trabalho da Justiça Eleitoral pernambucana é composta por mulheres. É que o mostra um levantamento dos dados de pessoal do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE): hoje o quadro de servidores é 54,5% feminino. O percentual segue a tendência dos tribunais do país, com a maioria da força de trabalho feminina, ainda que em percentual menor que a média nacional de servidoras no Poder Judiciário (56,6%), segundo pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com 68 tribunais, considerando dados de 2009 a 2018.

Dos 1.011 servidores que atuam hoje no TRE-PE, incluindo os servidores próprios e os requisitados de outros órgãos, 551 são mulheres. Nos cargos de gestão no TRE-PE, são 113 servidoras em algum cargo de chefia: 69 estão na sede e 44 estão nos cartórios eleitorais.

A distribuição da força de trabalho no tribunal reflete a distribuição por gênero da população brasileira, que é composta por 51,1% de mulheres e 48,9% de homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

AS PIONEIRAS

Em celebração ao mês das mulheres, em março, o TRE-PE, inaugurou, no último dia 10, a exposição “Pioneiras”, no hall de entrada da sede do tribunal. A exposição é uma homenagem com fotos das pernambucanas que foram as pioneiras na luta pelo voto feminino e das primeiras mulheres a ocuparem cargos de liderança e de decisão no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em instituições ligados à área jurídica no Estado. Há também uma seção chamada “Mais Mulheres que Inspiram”, com lideranças que se destacam por suas ações em diversos segmentos da sociedade. O projeto é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE.

A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no hall de entrada da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 1160, Bairro do Derby - Recife-PE.

#PraTodosVerem

Imagem com mosaico composto por 192 fotos de servidoras do TRE-PE, em fundo bege, com detalhes de recortes de jornal no topo, centro e rodapé.
Na parte de cima da imagem está escrito: "O Tribunal das mulheres", junto com a logomarca do TRE-PE.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido