TRE-PE apresenta a exposição “Pioneiras” em celebração ao Mês da Mulher

Mostra fotográfica será na entrada da sede do tribunal e aberta ao público

TRE-PE mosaico as pioneiras plone

Para celebrar o Mês da Mulher, o TRE Pernambuco apresenta a exposição “Pioneiras”, uma homenagem com fotos das pernambucanas que foram as pioneiras na luta pelo voto feminino e das primeiras mulheres a ocuparem cargos de liderança e de decisão no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em instituições ligados à área jurídica no Estado. A exposição também contará com uma seção chamada “Mais Mulheres que Inspiram”, com lideranças que se destacam por suas ações em diversos segmentos da sociedade. O projeto é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE Pernambuco.

O lançamento da exposição será na próxima sexta-feira (10), às 10h30, no hall de entrada da sede do TRE-PE, no bairro do Derby, no Recife, com as presenças do presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, da diretora da EJE, desembargadora eleitoral Mariana Vargas, dos demais integrantes da Corte, da governadora Raquel Lyra e de diversas autoridades públicas e convidados/as. Após o lançamento, a exposição ficará de forma permanente na entrada da sede do tribunal aberta ao público para visitação no horário das 8h às 14h.

Além da exposição fotográfica no hall de entrada do tribunal, fotos de 16 homenageadas ficarão afixadas na fachada da sede do TRE voltada para a avenida Agamenon Magalhães.

“Pioneiras” é um recorte histórico da luta feminina em Pernambuco. A começar pela homenagem às pioneiras na luta pelo voto feminino: Celina Nigro, Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira atuaram, nas décadas de 1920 e 1930, pelo reconhecimento do direito das mulheres de votar e serem votadas, que só foi conquistado em 1932. Celina Nigro teve a primazia de ter sido a primeira eleitora no Estado; Martha de Hollanda e Edwiges de Sá Pereira foram as primeiras candidatas em Pernambuco, disputando as eleições de 1933, porém não se elegeram.

A exposição traz personagens do passado da política estadual e outras bem atuais. Da primeira deputada estadual eleita, Adalgisa Cavalcanti, em 1946, e da primeira deputada federal, Cristina Tavares, em 1979, a exposição também homenageia a primeira governadora eleita, Raquel Lyra, a primeira vice-governadora, Luciana Santos, e a primeira senadora, Teresa Leitão.

Além dos cargos eletivos, o projeto celebra as que ascenderam a funções públicas de alto escalão no Judiciário, no Ministério Público e em outras instituições ligadas à área jurídica. É o caso da desembargadora aposentada Margarida Cantarelli, primeira mulher a integrar o TRE Pernambuco, o Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5) e a primeira vice-presidente da OAB-PE. A desembargadora Helena Caúla, falecida em 2022, é homenageada como a primeira desembargadora da história do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a primeira procuradora de Justiça da história do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

“Pioneiras” traz fotos das primeiras mulheres a comandarem o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região (TRT6), os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), Defensoria Pública, Procuradorias Regionais da República e do Trabalho e de mulheres que integraram a diretoria da OAB-PE.

Junto às fotos das pioneiras, haverá fotos de mulheres que ocuparam ou ocupam espaços de liderança ou de decisão no Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições ligadas à área jurídica na sequência das primeiras em suas instituições.

INSPIRADORAS – Na seção “Mais Mulheres que Inspiram”, a exposição terá um espaço dedicado a homenagear seis mulheres que fazem a diferença em diversos segmentos sociais. São elas: Maria Aparecida Mendes, ativista em defesa da causa quilombola e educadora do Quilombo Conceição das Crioulas, de Salgueiro (Sertão); Mestra Lúcia Firmino, bordadeira de Passira (Mata Norte); Mestre Nicinha Otília, artesã do Alto do Moura, em Caruaru (Agreste); Silvânia Estorlando, articuladora social do Alto da Bica, no Recife; Valdeci Oliveira, quilombola ativista no enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do Movimento Trabalhadoras Rurais, de Salgueiro; e Carmen Pontes, maestrina da Orquestra 100% Mulher - 1ª orquestra de mulheres de Pernambuco.

Serviço:
Exposição fotográfica “Pioneiras”
- Sede do TRE Pernambuco: av. Agamenon Magalhães, 1160, Derby, Recife.
- Lançamento: próxima sexta-feira (10), às 10h30; a partir de então ela ficará permanente no hall de entrada da sede do TRE-PE com visitação aberta ao público nos dias úteis, das 8h às 14h, sem necessidade de agendamento.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido