TRE-PE inaugura a exposição “Pioneiras”

Mostra fotográfica ficará com visitação aberta ao público

TRE-PE inaugura a exposição “Pioneiras” em celebração ao Mês da Mulher

Nesta sexta-feira (10), com a participação dos membros da Corte Eleitoral pernambucana e de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em celebração ao Mês da Mulher, inaugurou a exposição “Pioneiras”, uma homenagem com fotos das pernambucanas que foram as precursoras na luta pelo voto feminino e das primeiras mulheres a ocuparem cargos de liderança e de decisão no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em instituições ligados à área jurídica no Estado. 

A exposição também conta com uma seção chamada “Mais Mulheres que Inspiram”, com lideranças que se destacam por suas ações em diversos segmentos da sociedade. O projeto é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE de Pernambuco.

O lançamento da exposição aconteceu no hall de entrada da sede do TRE-PE, no bairro do Derby, no Recife, em cerimônia comandada pelo presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, que destacou a importância da igualdade de gênero como responsabilidade de toda a sociedade. 

“As mulheres pioneiras de Pernambuco são símbolo de luta, coragem e determinação. Precursoras em áreas diversas como justiça, política, educação, cultura e muitas outras. Agradeço às mulheres de Pernambuco de outrora e de agora, por sua coragem, perseverança e determinação. Que essa exposição seja uma celebração de suas vidas e de suas contribuições para o Brasil e para o mundo”, afirmou o presidente.

A diretora da EJE, desembargadora eleitoral Mariana Vargas, disse que “um olhar atento a cada painel aqui nessa exposição vai perceber que ainda somos poucas”. “Ao contrário do que possamos pensar a princípio, em 90 anos do Tribunal Eleitoral de Pernambuco, tivemos apenas nove desembargadoras. Então, na verdade, olhar para cada um desses painéis revela que somos tão poucas, que não podemos pensar apenas na pioneira de alguma instituição aqui indicada, mas sim em todas que, umbilicalmente, estão ligadas a esta condição de pioneirismo”, disse, em discurso.

A governadora Raquel Lyra, uma das homenageadas, destacou a importância do evento e disse que é necessário usar o poder que o Estado tem para poder transformar a vida de outras mulheres. “Quando damos visibilidade, voz e oportunidade à mulher para que possa fazer mais por sua comunidade, o mundo prospera. Destaco aqui Nicinha e Silvânia (mulheres também homenageadas), que tanto fazem por suas comunidades. Então, nessa homenagem, podemos ser essa voz para essas outras milhares de mulheres pernambucanas”, disse Raquel Lyra.

O evento contou ainda com a presença de homenageadas, caso de Margarida Cantarelli, a primeira desembargadora eleitoral de Pernambuco; a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a primeira a ocupar o cargo na capital; a desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região; e das deputadas Rosa de Amorim e Iza Arruda.

Após o lançamento, a exposição ficará de forma permanente na entrada da sede do tribunal aberta ao público para visitação no horário das 8h às 14h. Além da exposição fotográfica no hall de entrada do tribunal, fotos de 16 homenageadas ficarão afixadas na fachada da sede do TRE voltada para a avenida Agamenon Magalhães.

Na seção “Mais Mulheres que Inspiram”, a exposição tem um espaço dedicado a homenagear seis mulheres que fazem a diferença em diversos segmentos sociais. São elas: Maria Aparecida Mendes, ativista em defesa da causa quilombola e educadora do Quilombo Conceição das Crioulas, de Salgueiro (Sertão); Mestra Lúcia Firmino, bordadeira de Passira (Mata Norte); Mestre Nicinha Otília, artesã do Alto do Moura, em Caruaru (Agreste); Silvânia Estorlando, articuladora social do Alto da Bica, no Recife; Valdeci Oliveira, quilombola ativista no enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do Movimento Trabalhadoras Rurais, de Salgueiro; e Carmen Pontes, maestrina da Orquestra 100% Mulher - 1ª orquestra de mulheres de Pernambuco.

Confira aqui as imagens do evento.

Serviço:

Exposição fotográfica “Pioneiras”

- Sede do TRE Pernambuco: Av. Agamenon Magalhães, 1160, Derby, Recife, aberta ao público das 8h às 14h.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido