TRE realiza avaliação das eleições e inicia preparação para o pleito municipal

Encontro aconteceu em Garanhuns e reuniu servidores e servidoras da sede e de diversas zonas

TRE realiza avaliação das eleições 2022

O TRE Pernambuco promoveu, nos dias 23 e 24 de março, em Garanhuns (Agreste), o encontro de avaliação das Eleições 2022, reunindo presencialmente servidores e servidoras da sede e diversas zonas eleitorais do Estado, além dos que acompanharam o evento à distância pelo Zoom. Foram dois dias de troca de conhecimentos sobre o pleito do ano passado, visando melhorias para as eleições municipais de 2024. O presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, abriu o evento, acompanhado do vice-presidente e corregedor, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, da desembargadora eleitoral Mariana Vargas, da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, a desembargadora eleitoral substituta Virgínia Gondim, e das juízas eleitorais de Garanhuns Zélia Maria Pereira de Melo (56ª zona) e Karla Peixoto Dantas (92ª zona - substituta).


Ao todo, 83 servidores e servidoras participaram do evento de forma presencial. Pela plataforma Zoom, houve um pico de 53 usuários acompanhando a reunião simultaneamente. Na abertura do evento, o presidente dirigiu uma palavra de agradecimento a todos que fazem a Justiça Eleitoral pelo trabalho realizado nas Eleições 2022. “Foi mais uma prova de que somos um tribunal de excelência. Agradeço a todos e todas pelo empenho e dedicação; entregamos ao povo pernambucano um processo eleitoral seguro e tranquilo graças ao trabalho de vocês”, ressaltou.


Vice-presidente e corregedor, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo destacou o trabalho da corregedoria com o olhar de parceria junto às zonas eleitorais e mencionou a retomada da biometria, inicialmente no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, como ações do setor já visando as próximas eleições. “Temos muitos desafios ainda pela frente. A caminhada está apenas no começo. Mas fiquem certos de que podem contar com uma corregedoria parceira dos que fazem a Justiça Eleitoral de Pernambuco”, destacou.
Durante os dois dias de evento, os servidores e servidoras foram divididos em 11 grupos temáticos de temas relacionados às eleições, como logística, mesários, propaganda, tecnologia da informação, finanças e comunicação, entre outras, para avaliar como foi o desempenho nas eleições passadas e propor melhorias para as eleições do ano que vem. Os grupos, inicialmente, debateram os temas internamente e, na sequência, as ideias foram apresentadas a todos os participantes, com espaço para discussões.


“Há tempo que estávamos preparando este evento, que é de suma importância pela troca de informações e experiências a partir de visões diferentes daqueles que fazem a Justiça Eleitoral nas zonas eleitorais, nos cartórios, complementando com quem está na sede, os secretários, coordenadores e assessores”, afirmou o diretor-geral Orson Lemos.
Criação do Portal das Eleições, na intranet, para facilitar a pesquisa pelos servidores/as de normas e instruções, além de atualização de notícias sobre eleições; incentivo aos universitários para se voluntariarem como mesários e melhorias no Título Net foram alguns dos diversos temas apresentados. As propostas serão, agora, discutidas e trabalhadas internamente para implantação ou remodelação, se for o caso. Orson Lemos afirmou que um novo encontro pode acontecer, no segundo semestre, para fechamento do planejamento fruto desse trabalho.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido