Começa em 15/8 a convocação para elaboração do plano de mídia do guia eleitoral
Convocação é do juiz eleitoral de cada município; prazo limite é 25 agosto
A partir de 15 de agosto, juízes e juízas das zonas eleitorais de Pernambuco começam a convocar partidos e federações para elaboração do plano de mídia do horário eleitoral gratuito. O prazo para realização do plano de mídia é 25 de agosto.
O sorteio do guia eleitoral é realizado pelo Juiz Coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral de cada município que tenha emissoras de rádio e televisão. Ele comanda a reunião com os partidos para o sorteio do horário eleitoral gratuito nas Eleições 2024, de acordo com o calendário eleitoral.
O sorteio é realizado para definir a ordem de veiculação da propaganda em bloco, em rádio e TV, relativo ao primeiro dia do horário eleitoral gratuito para o cargo de prefeito. Logo em seguida, é definida a ordem de veiculação das inserções conforme configuração do sistema, iniciando a transmissão pela majoritária e, em seguida, a proporcional.
Na reunião, também é definido como será feita a entrega do material da propaganda eleitoral, seja destinada a bloco ou na modalidade de inserções, também sobre encaminhamento dos mapas às emissoras e sobre os agrupamentos de inserções que deverão ser comunicados às emissoras com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da exibição.
No Recife e em Olinda, a data do sorteio é dia 24 de agosto. Garanhuns (Agreste) será dia 19. Petrolina (São Francisco) será dia 20, Arcoverde (Sertão), no dia 23, e Serra Talhada (Sertão), 22.
As convocações para participar da reunião estão sendo enviadas pelas Zonas Eleitorais para os endereços eletrônicos das empresas de comunicação e partidos informados à Justiça Eleitoral e cada zona eleitoral fará sua reunião para o sorteio do guia da sua localidade.