Em iniciativa inédita, pós-graduação da EJE tem atividades em Brasília

Curso teve aula no TRE-DF e visitação no STF e TSE

TRE-PE - Em iniciativa inédita, pós-graduação da EJE tem atividades em Brasília

A 6ª turma de pós-graduação em Direito Eleitoral da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE Pernambuco teve atividades em Brasília, nos dias 17 e 18 de junho. É a primeira vez desde a criação do curso que as alunas e alunos contam com atividades práticas fora do Estado. Na última segunda-feira (17), a turma teve aula na sede do TRE do Distrito Federal ministrada pela advogada e ex-ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri, sobre abuso de poder político, econômico e dos meios de comunicação social, além de acompanharem uma sessão de julgamento do Tribunal. Na terça-feira (18), as alunas e alunos tiveram uma visita guiada pelo STF, acompanharam uma sessão de julgamento da 2ª Turma do Supremo; também tiveram uma visita guiada pelo TSE e acompanharam uma sessão plenária de julgamento.

A edição deste ano da pós-graduação é desenvolvida em parceria da EJE com o Instituto Luiz Mário Moutinho e a Escola Superior da Advocacia (ESA). Ao todo, 27 alunos da pós participaram das atividades em Brasília. Na visita ao TSE, os estudantes tiveram uma rápida palestra da ministra Edilene Lôbo, primeira ministra negra a ocupar um lugar no pleno do Tribunal, ela que ministrou uma das disciplinas da pós de forma presencial no Recife.

A turma foi acompanhada pela diretora da EJE, a desembargadora eleitoral Virgínia Gondim; pela coordenadora executiva do curso, a juíza de direito Mariana Vargas, ex-diretora da EJE; pelo diretor-geral do TRE-PE e professor da pós, Orson Lemos; e pelo diretor do Instituto Luiz Mário Moutinho, Antônio Maciel.

“É uma iniciativa pioneira, levar os alunos para uma imersão de dois dias em Brasília, nos tribunais superiores, e também termos uma aula com a ex-ministra Maria Cláudia Bucchianeri, e muito importante para mostrar o funcionamento das Cortes no seu dia-a-dia, aliando o conhecimento com a prática”, destacou a diretora da EJE, Virgínia Gondim.

Coordenadora executiva da pós, a juíza Mariana Vargas destacou a riqueza de acompanhar a rotina das Cortes em Brasília, além da oportunidade de troca de conhecimentos com a ex-ministra Bucchianeri, que atuou na Corte do TSE entre 2021 e 2023, e com a ministra Edilene Lôbo.

A pós-graduação da EJE é uma referência na área de direito eleitoral no Estado. Ela conta com aulas a cada duas semanas, sempre às sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde). Para acompanhar a abertura de novas turmas, é só acompanhar o site da EJE.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido