21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Servidor do TRE-PE fala sobre seu filho

Dia da Sindrome de Down 2024
Na foto: João, filho de Gilvan Oliveira (ASCOM/TRE-PE)

Neste dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida por uma questão simbólica: 21/3 representa o cromossomo 21, 3 vezes. Essa é a modificação genética que caracteriza a síndrome, também chamada de “trissomia 21”.

A Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, com algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.

Pessoa com Síndrome de Down pode votar?

Sim. Como regra, o eleitor ou eleitora só estará dispensado da sua inscrição eleitoral se houver o laudo médico atestando uma impossibilidade para o pleno exercício do direito de votar. Então a pessoa com a síndrome pode votar, desde que não tenha uma impossibilidade atestada em laudo médico, procedimento que vale para todos os cidadãos.

Servidor do TRE-PE fala sobre ser pai de criança Down

Gilvan Oliveira, assessor de Comunicação do TRE-PE, é pai de João, de 8 anos (foto que ilustra esta matéria). Ele nos falou um pouco sobre a sua vida ao lado do filho.

Quais os maiores desafios para os pais de um portador de Síndrome de Down?

É entender a pessoa com síndrome de Down sem limitadores que ela tem suas características e necessidades como qualquer outra. São pessoas extremamente amorosas e sensíveis, são verdadeiros anjos.

O que você mais aprendeu sendo pai de João?

O amor infinito que ele tem. João faz fisioterapia todos os dias, já foi submetido a duas cirurgias de grande porte e, apesar de todos os desafios, acorda todos os dias sorrindo e irradiando alegria. É um aprendizado para todos nós.

O que gostaria que as pessoas soubessem sobre a Síndrome?

Que é ela não pode ser encarada como um limitador, porque limitações todos nós temos. As pessoas com síndrome de Down nos ensinam muito sobre a essência do amor. São fonte de luz e é nessa perspectiva que espero que a sociedade abrace todos eles.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido