Servidoras do TRE-PE participam de capacitação sobre liderança feminina
Curso é voltado para gestoras lotadas na sede e ocorre nesta terça (2) e quarta-feiras (3)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina (Cipif), está promovendo a primeira edição do curso “Liderança Feminina no Setor Público”, voltado para servidoras que desempenham funções gerenciais e estão lotadas na sede da instituição. Com aulas nesta terça (2) e quarta-feiras (3), a capacitação marca o início de uma série de ações formativas que visam fomentar o protagonismo das mulheres no TRE-PE.
“Estamos abordando aqui a liderança feminina no setor público sob vários aspectos. Então, estamos trazendo aspectos culturais, comportamentais e obstáculos que, às vezes, não enxergamos no dia-a-dia”, explicou a diretora-presidente do Instituto Mulheres no Imobiliário, Elisa Rosenthal, responsável por ministrar o curso. Ela é referência nacional em temas relacionados a liderança feminina, diversidade e desenvolvimento profissional.
Com ampla experiência executiva, Elisa Rosenthal atua como palestrante e mentora em programas de formação voltados ao fortalecimento da participação feminina em cargos de liderança e espaços de decisão. Formada em Arquitetura pelo Mackenzie, é autora dos livros “Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário”e “Degrau Quebrado: A jornada da autoliderança para mulheres em ascensão”.
Para a presidente da Cipif, desembargadora eleitoral Valéria Rúbia, a presença de servidoras em espaços de liderança é fundamental para uma cultura organizacional inclusiva. “Quando nós temos mulheres líderes, nós temos uma instituição que avança em todos os sentidos. Então, a preocupação primordial da nossa comissão é participar junto com as mulheres do TRE-PE para que elas tenham a consciência de que são líderes naturais e venham a levar nosso Tribunal a um patamar de excelência”, avaliou.
O curso “Liderança Feminina no Setor Público” está acontecendo na Escola Judiciária Eleitoral (EJE), no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, com vagas preenchidas mediante inscrição prévia por formulário eletrônico. A iniciativa tem como propósito desenvolver competências essenciais para a atuação gerencial, estimular o protagonismo feminino e promover um ambiente institucional mais inclusivo, em consonância com a Resolução CNJ nº 255/2018 e a Portaria TRE/PE nº 52/2025.

