Cemel participa da 19ª Primavera dos Museus
Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco integra a programação com a palestra “A crise climática: uma questão cidadã?”

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel) participará da 19ª Primavera dos Museus, a ser realizada entre os próximos dias 22 e 28 de setembro. O evento, que é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sempre no início da primavera, tem como objetivo intensificar a relação entre os museus e a sociedade e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.
Neste ano, o Cemel integra a programação com a palestra “A crise climática: uma questão cidadã?”, desenvolvida em parceria com a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS). A conferência acontecerá no Auditório Augusto Duque da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) na quarta-feira (24), às 10h, e será apresentada a estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues, de Jaboatão dos Guararapes.
A ação busca promover a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas, os desafios impostos ao poder público e à sociedade e quais ações podem frear seu avanço. Além disso, será abordada a correlação entre “memória”, “cidadania” e “meio ambiente” e apresentadas ações socioambientais da Justiça Eleitoral pernambucana. Na ocasião, alunas e alunos terão ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada ao espaço museal.
Preocupada com a crise climática em curso que impõe à humanidade desafios e ações urgentes para reverter seu avanço, esta edição da Primavera dos Museus traz como tema “Museus e mudanças climáticas”. A proposta do Ibram aponta para os museus como espaços relevantes nas discussões e no enfrentamento das transformações climáticas as quais acontecem no “aqui e agora” do nosso tempo histórico. Saiba mais aqui.