TRE-PE participa da 19ª Primavera dos Museus com palestra sobre crise climática
Evento nacional traz como tema “Museus e mudanças climáticas” e conta com palestra do CEMEL em parceria com a Assessoria de Gestão Socioambiental

A “Primavera dos Museus” é um evento cultural anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizado sempre em setembro, início da estação que lhe dá nome. O objetivo é aproximar a sociedade dos museus, valorizando o patrimônio cultural brasileiro e estimulando a reflexão sobre temas relevantes para o presente e o futuro.
Neste ano, a 19ª edição acontece entre os dias 22 e 28 de setembro, com o tema “Museus e mudanças climáticas”. A proposta do Ibram destaca os museus como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro, ressaltando a importância de seu engajamento nos debates sobre os desafios impostos pela crise climática, que exige ações urgentes em escala global.
O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (CEMEL) integrou a programação com a palestra “A crise climática: uma questão cidadã?”, desenvolvida em parceria com a Assessoria de Gestão Socioambiental. O encontro foi realizado no Auditório Augusto Duque, no dia 24/09 (quarta-feira), e contou com a participação de estudantes da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues.
Sobre a palestra
A atividade combinou visita mediada ao espaço museal com uma conferência que busca promover a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas, os desafios que colocam para o Poder Público e para a sociedade e as ações necessárias para conter seu avanço.
A iniciativa ainda evidenciou a relação entre memória, cidadania e meio ambiente, apresentando as ações socioambientais da Justiça Eleitoral pernambucana. Ao final, a expectativa é estimular nos estudantes a compreensão da crise climática como um problema real e a formação de uma consciência crítica sobre a urgência de seu enfrentamento.