TRE-PE fecha mutirão com 16.191 atendimentos em todo o estado
Atualização de cadastro e 1º título foram os serviços mais demandados

O terceiro mutirão do TRE Pernambuco, o primeiro em 2026, iniciado na última quinta-feira (29) e encerrado neste sábado (31), realizou 16.191 atendimentos em todo o estado nos três dias da ação. Desse total, 4.515 ocorreram no último dia. A maioria dos eleitores que procuraram as unidades da Justiça Eleitoral buscou o serviço de atualização do cadastro, que envolve a coleta da biometria: foram 8.838 atendimentos, representando 54,58% do total. A emissão do 1º título foi o segundo serviço mais solicitado, com 5.422 atendimentos (33,49%), seguido pelas solicitações de transferência de domicílio eleitoral, com 1.931 (11,93%). Um novo mutirão já tem data marcada para acontecer: será nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.
Leia também:
Mutirão do TRE-PE tem início com intensa movimentação
Cresce o número de atendimentos no 2º dia do mutirão

Os dados deste mutirão mostram um avanço no número de atendimentos em comparação ao anterior. No mutirão de novembro, o primeiro do TRE-PE visando as Eleições 2026, foram atendidos 19.517 eleitoras e eleitores; em dezembro, quando foi realizado o segundo, foram 13.368 atendimentos. Somados todos os mutirões, foram 49.076 atendimentos.

Na realização deste mutirão, nos últimos três dias, o TRE-PE estendeu o horário de expediente em duas horas, com funcionamento das 8h às 16h, e abriu todas as suas unidades no sábado. O objetivo foi ampliar a capacidade de atendimento e de acesso ao eleitor aos serviços da Justiça Eleitoral, buscando evitar filas no período próximo ao fechamento do cadastro, no dia 6 de maio, data limite para tirar o 1º título ou regularizar pendências para as Eleições 2026.
Uma das unidades mais procuradas neste mutirão foi a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do Recife, a principal unidade do TRE no estado, com 11 pontos de atendimento. As gêmeas Ana Vitória de Miranda e Ana Clara de Miranda, estudantes de 16 anos, moradoras do bairro do Ibura, na Zona Sul da capital, compareceram à unidade, neste sábado, para tirarem o 1º título. Elas explicaram o motivo de efetuarem a inscrição como eleitoras.
“A gente queria saber como é a experiência de votar, a sensação de votar. Fomos incentivadas por uma tia, que agendou o atendimento, e foi tudo muito tranquilo”, disse Ana Vitória, acompanhada da irmã.
“Precisei tirar (o título) por conta da faculdade, mas independentemente da faculdade, é importante porque esse é um ano de eleição; é muito importante participar”, explicou a estudante Maria Luísa, de 17 anos, outra nova eleitora que buscou atendimento na CAE da capital.

Junto com o pai, o comerciário Rodolfo Rocha, os também gêmeos Matheus e Victor Cavalcante, de 19 anos, foram à CAE do Recife para efetuar a transferência do domicílio eleitoral de Arcoverde (Sertão) para a capital pernambucana.
Jaboatão dos Guararapes
Em Jaboatão dos Guararapes, cidade com maior número de postos de atendimento em todo o estado, sete no total, as unidades tiveram uma boa procura durante todo o dia. O posto de atendimento biométrico do Shopping Guararapes foi a unidade escolhida pela dona de casa Rosana Silva de Barros para atualizar o seu cadastro com a coleta da sua biometria.
“Fiquei sabendo (do mutirão) pelos vizinhos. Aproveitei para atualizar (a biometria)”, disse. Ela foi acompanhada do marido, que também fez a sua atualização biométrica. No Mercado das Mangueiras, no bairro de Prazeres, que conta com um posto de atendimento biométrico, a procura foi grande durante todo o dia. A conferente de supermercado Milena Alves, de 19 anos, buscou essa unidade para tirar o 1ª título.


Sem filas
Apesar da procura, não houve registro de filas. Os eleitores foram atendidos nos horários agendados e, em alguns casos, houve encaixes. O diretor-geral, Orson Lemos, acompanhou pessoalmente os atendimentos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. Ele avaliou de forma positiva a realização do mutirão, com a mobilização dos eleitores, e confirmou a realização do próximo no final de fevereiro.

