Abertura do Coptrel destaca desafio das Eleições 2026

Encontro gera oportunidade de troca de experiências entre os TREs

TRE-PE- Coptrel- Abertura 2

“Estamos a sete meses do maior evento cívico das Américas, um dos maiores do planeta. Um evento dessa magnitude e dessa importância histórica requer muito planejamento, disciplina, dedicação e, acima de tudo, amor à causa da democracia”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Fernando Cerqueira, deu as boas-vindas aos convidados na solenidade de abertura do 90º Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel). 

A magnitude das eleições no Brasil chama a atenção de todo o mundo. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos a participar das Eleições 2026. O desembargador Cerqueira classificou o combate à violência de gênero, a inclusão de populações vulneráveis e o combate à desinformação como os principais desafios para o trabalho da Justiça Eleitoral neste ano. A escolha dos representantes deve ser livre, em um ambiente público sadio, e nunca condicionada aos vieses de quem controla ou manipula os algoritmos ou as falsas narrativas. A tecnologia deve servir à sociedade e não se servir dela para objetivos obscuros e ilegítimos”, lembrou em seu discurso.

O presidente do Coptrel e do TRE do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, ressaltou que a organização do processo eleitoral acontece em um moto contínuo, sob a gestão dos juízes e servidores da Justiça Eleitoral. “Não somos protagonistas, mas coadjuvantes, que zelamos pela integridade do pleito”, garantiu. O magistrado comemorou a oportunidade que o encontro dos 27 tribunais regionais traz para troca de boas práticas e de bons exemplos entre quem faz as eleições nos estados.

Durante a solenidade, foi outorgada a Medalha Frei Caneca aos presidentes do TREs e ao presidente do Coptrel. A medalha homenageia um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, cujos ideais de liberdade e republicanismo são celebrados em 6 de março, Data Magna de Pernambuco. 

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (5), no pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Participaram da solenidade, o presidente do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Mello, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito do Recife, João Campos.

Coptrel

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PE utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.