Paulista recebe novo posto de recadastramento biométrico

Paulista recebe novo posto de recadastramento biométrico

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco(TRE-PE) inaugurou mais um posto de recadastramento biométrico no Shopping North Way de Paulista, às 10h da última sexta-feira (5), com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento aos eleitores que ainda não fizeram a revisão. Ao todo, o município passa a ter 4 postos de atendimento. O novo posto supera os demais em tamanho por conter 18 guichês funcionando em caráter misto, tanto em dias úteis quanto nos fins de semana.

Paulista é um dos quatro municípios em estado de alerta por não conseguir o coeficiente mínimo de 200 mil eleitores cadastrados. Durante a cerimônia, o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, discursou sobre o risco iminente dessas cidades ficarem de fora do segundo turno, caso a população descumpra sua parte no cadastramento das digitais. "Isso é um assunto muito sério, porque somente através do voto transformaremos este país", afirmou o presidente Antônio Carlos.

Atualmente com um total de 212.778 mil eleitores, o município de Paulista recadastrou até agora 111.139 mil deles, o que corresponde a 52,23%. Deste modo, restam ainda 116.059 mil a revisar. Os dados são do próprio TRE e foram atualizados até 04 deste mês.

Ciente da irrealidade dos 100% de cobertura nas cidades brasileiras, o TSE estabeleceu como meta 80% de cadastramento até o prazo final, que será em 31 de março. Questionado sobre a eficácia do recente posto quanto ao alcance da referida meta, o presidente do TRE revelou que já está em tramitação a ampliação do respectivo posto para o primeiro andar do shopping. A medida visa conter tumultos e congestionamentos nas filas de espera por aqueles que deixarão a Biometria para última hora.

No caso de Paulista, como 52,23% já foram cobertos, restam ainda 27,77% até o encerramento. Apesar dos dados parecerem precisos, os supervisores do recém posto criado, Eno Mendes e Joselita Barros Torres, esclareceram que o total do eleitorado de Paulista trata-se de uma irrealidade, por muitos eleitores terem mudado de endereço para outras localidades. "Isso tem tornado frequente a procura dos cartórios eleitorais para a transferência de títulos", reiterou Eno Mendes.

Não por acaso, a ideia de incorporar postos de biometria dentro dos shoppings faz parte da estratégia simultânea de aproveitar o público circulante para o recadastramento e o comércio. "Como o shopping é um empreendimento privado de uso público, existe sempre um interesse de prestar um serviço à população com qualidade. A instalação deste posto visa, portanto, atender três pontos principais: ajudar o TRE-PE, a população e o próprio shopping. Naturalmente depois de efetivarem a revisão, os eleitores acabarão indo fazer compras em seguida. Desta maneira, ele tem o poder de atrair proporcionando conforto e segurança entre seus vários serviços", explicou o Superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Mota.

Isso foi o que aconteceu com o motorista Jarder Marinho, 59, que se dirigiu ao caixa eletrônico de lá com a esposa e acabou se deparando com a novidade. "Foi coincidência, pois eu não sabia da implantação do posto aqui. Como estava de posse de todos os documentos, aproveitei e fiz, já que podia ser feito sem o agendamento", declarou.

Já a doméstica Josefa Souto Maior de Lima, 77, soube da existência do posto pelo noticiário no dia anterior e aprovou a ideia. "Vim exclusivamente para isso. Os outros postos ficavam mais longe de minha casa, fazendo com que eu levasse muito sol, coisa que minha idade já não mais permite", afirmou.

 

Confira abaixo, os demais postos e respectivos horários de funcionamento que os eleitores podem procurar, caso precisem ficar quites com o serviço eleitoral:

Shopping Norte do Janga(10 kits):

Dias normais: 09:00 às 21:00h

Sábado: 09:00 às 17:00h

Domingo: 10:00 às 14:00h

 

Central de Atendimento ao Eleitor* –CAE- (5 kits)

Dias normais: 07:00 às 19:00h

Sábado: não está abrindo

Domingo: não está abrindo

*Fica em frente as Lojas Americanas do Centro de Paulista

 

Fórum de Paulista (12 kits)

Dias normais: 08:00 às 19:00h

Sábado: 08:00 às 16:00h

Domingo: 08:00 às 12:00h

 

Shopping North Way Paulista está funcionando de segunda a sexta entre as 09h e 21h; nos sábados das 09h às 17h e nos domingos das 12h às 16h.

 

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido