Emoção e celebração no Tribunal

Em dia de homenagens, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco festeja personalidades e instituições que contribuem com a Justiça Eleitoral

Foto da sessão solene de entrega da medalha Frei Caneca do TRE-PE

Numa cerimônia prestigiada e marcada por vários momentos emocionantes, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) homenageou, nesta segunda-feira (5/8), personalidades e instituições que direta ou indiretamente contribuírame contribuempara o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral pernambucana.

Durante o evento, foram atribuídas 49 honrarias, sendo 38 o número de agraciados pela Medalha Frei Caneca, principal comenda da Justiça Eleitoral pernambucana.

Os nomes foram escolhidos pelo Conselho das Medalhas e, posteriormente, aprovados pela Corte Eleitoral. O diploma de Honra ao Mérito, por sua vez, foi concedido a quatro personalidades, enquanto sete foram agraciados pelo diploma de Mérito Acadêmico, entregue pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE.

O evento desta segunda-feira também celebrou os 87 anos da atuação deste Tribunal, com direito a bonito bolo e uma pequena, porém animada, celebração no hall de entrada do edifício-sede. As fotos do evento podem ser vistas no Flickr do TRE-PE (https://www.flickr.com/photos/trepernambuco/page2). Já a íntegra da solenidade está no canal do YouTube do TRE-PE (https://www.youtube.com/watch?v=lu6br7zXRPw)

Todos os membros da Corte Eleitoral estiveram presentes e, alternando-se, entregaram as medalhas e diplomas aos homenageados (veja lista no fim desta matéria). Desembargadores, juízes, políticos, religiosos, militares, empresários, artistas e familiares dos agraciados lotaram a Sala de Sessões.

Estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros; o presidente do TRE de São Paulo e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, e dezenas de outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judicário, além das Forças Armadas.

Após a execução do Hino Nacional, o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, abriu a solenidade dizendo-se feliz de proporcionar e vivenciar um momento como aquele. "O Tribunal sempre agracia personagens e instituções e, pela presença ilustre de tantas pessoas, tantas autoridades, tantos amigos, concluímos o quanto acertamos na indicação das medalhas e diplomas."

Feita a saudação inicial, o cantor lírico Giovanni Zanetti, gentilmente trazido à solenidade pelo músico Arlindo Cross (também homenageado), emociou a plateia com Ave Maria de Schubert e outras canções. Antes, porém, o presidente Agenor Ferreira Lima Filho dedicou aquele momento a duas pessoas recentemente falecidas e que eram muito queridas no meio político e jurídico de Pernambuco: o juiz eleitoral e ex-presidente da Assembleia Legislativa Guilherme Uchôa e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-desembargador eleitoral João Campos. "Ambos estão no ceú e nós, do TRE, não poderíamos deixar de fazer esta homenagem", disse o desembargador.

A família de Guilherme Uchôa esteve presente para receber uma placa de homenagem. A família de João Campos receberá a homenagem posteriormente. O presidente do TRE-PE aproveitou a oportunidade para informar a todos que o Pleno do Tribunal aprovou recentemente, por unanimidade, batizar o Fórum Eleitoral de Olinda com o nome de Juiz Eleitoral Guilherme Uchôa. Já o Fórum Eleitoral de Camaragibe se chamará Desembargador Eleitoral João Campos.

Feitas as homenagens, começou a entrega das honrarias. Um dos momentos mais emocionantes desta etapa foi quando a filha do cantor Almir Rouche, Bianca Rouche, representando o pai que recentemente sofreu uma hemorragia cerebral em decorrência da ruptura de um aneurisma, não apenas recebeu a medalha como, a pedido do presidente do TRE, informou a todos que o cantor estava passando bem e sem sequelas. Todos aplaudiram aliviados. Após todas as homenagens, uma nova apresentação do cantor Giovanni Zanetti encerrou o evento com chave de ouro. Todos se dirigiram para o hall de entrada para um confraternização em nome da Justiça Eleitoral.

Antes da solenidade da Medalha Frei Caneca, a emoção já tomava conta das dependências do Tribunal.

Na Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), toda a Corte do TRE e mais dezenas de magistrados de outros Tribunais se reuniram para a aposição da fotografia do desembargador Stênio Neiva, ex-corregedor eleitoral. O presidente do TRE-PE saudou o homenageado, lembrando que ambos são amigos e filhos de desembargadores. "Quem convive com Dr. Stênio sabe de sua dedicação e carinho com todos. Fico feliz de participar desta homenagem", disse o presidente do TRE-PE. O homenageado, por sua vez, agradeceu as palavras, enalteceu o corpo de servidores do Tribunal e, emocionado, lembrou o pai, desembargador Otílio Neiva, cuja fotografia também está na Galeria de Ex-Corregedores bem como na Galeria de Ex-presidentes.

Logo após a homenagem na CRE, todos desceram para a Galeria de Ex-presidentes, no térreo, onde houve a aposição da fotografia do ex-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, um momento tão emocionante e disputado quanto o anterior. Mais uma vez, o presidente do TRE destacou o caráter  dedicado e humano do homenageado e fez questão de chamá-lo de amigo mais de uma vez. O ex-presidente Luiz Carlos Figueirêdo, em rápidas e bonitas palavras, elogiou todos da Corte Eleitoral e, emocionado, disse que seu período no Eleitoral poderia ser resumir com uma frase: "Fui muito feliz aqui."

Confira abaixo os agraciados de 2019.

Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca

I - Classe Ouro

Agraciados natos (Membros do TRE/PE): Desembargadores Eleitorais Clicerio Bezerra e Silva, Edilson Pereira Nobre Júnior, José Alberto de Barros Freitas Filho e Washington Luís Macedo de Amorim;

Ministra Rosa Maria Pires Weber (STF/TSE);
Ministro Napoleão Nunes Maia Filho (STJ);
Desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin (Presidente do TRE-SP e do
Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais - COPTREL);
Desembargador Erik de Sousa Dantas Simões (TJPE);
Desembargador Demócrito Ramos Reinaldo Filho (TJPE);
Mariana Mendes de Medeiros (Prefeita de Cumaru);
Conselheiro Ranilson Brandão Ramos (TCE/PE);
Procuradora de Justiça Eleonora de Souza Luna (MPPE);
General de Exército Marco Antônio Freire Gomes (Comandante Militar do
Nordeste);
Secretário Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti (SDS/PE);
Padre Luciano José Rodrigues Brito (Vigário Geral da Arquidiocese Recife -
Olinda);
Professor Fernando Augusto Lapa Guimarães (UNICAP);
luri Maia Leite (Diretor Geral da Globo Nordeste);

II - Classe Prata
Juíza Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira (TJPE);
Juiz Cláudio Malta de Sá Barretto Sampaio (TJPE);
Juiz Gleydson Gleber Bento Alves de Lima Pinheiro (TJPE);
Juiz Luiz Gomes da Rocha Neto (TJPE);
Juiz do Trabalho Gustavo Cisneiros (TRT - 6a Região);
Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho (TRF - 5a Região);
Juíza Federal Nilcéa Maria Barbosa Maggi (TRF - 5a Região);
Doutora Atiane Modesto de Luna Monteiro (ASSDG - TRE/PE);
Major Ricardo Pereira Basto (ASSEG -TRE/PE);
Major Adriana Pedroza Frazão (ASSEG - TRE/PE);
Major Cleiton Gomes de Carvalho (ASSEG - TRE/PE);
Conselheiro Ailton Rodrigues de Araújo Júnior (Conselho Distrital do
Arquipélago de Fernando de Noronha);
Ubirajara Emanuel Tavares de Melo Filho (Diretor Geral da UNIVERSO);
Doutor Antônio Carlos Cavalcanti de Matos Júnior (Advogado);
Doutor Pedro Alves de Oliveira Neto (médico);

III - Classe Bronze
Almir Cavalcanti de Lima (Almir Rouche - artista);
Almir Tiago de Oliveira (empresário);
Arlindo Cross (empresário e produtor cultural);
Itamar Francisco de Sales Júnior (STIC - TRE/PE);
Rômulo Guerra de Meneses (empresário e Presidente do Clube das Máscaras
Galo da Madrugada).

Carlos Alberto Jordão (Gab-TRE-PE)

Diploma de Honra ao Mérito Eleitoral

Constantino Gomes Neto (empresário)
Edileuza Maria da Silva (servidora do TRE/PE)
José Damião Damasceno (médico e artista)
Rivaldo Barbosa da Silva (servidor do TRE/PE)

Diploma do Mérito Acadêmico - EJE

Desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin (Presidente do TRE-SP e do Colégio Permanente dos Tribunais Regionais Eleitorais - COPTREL)
Desembargador Adalberto de Oliveira Melo (Presidente do TJPE)
Desembargador Antônio Carlos Alves da Silva (Presidente do TRE-PE no biênio 2015/2017)
Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo (Presidente do TRE-PE no biênio 2017/2018)
Desembargador Stênio José de Sousa Neiva Coelho do TJPE (Corregedor Regional Eleitoral e Vice-Presidente do TRE-PE no biênio 2018/2019)
Deputado Estadual José Eriberto Medeiros (Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco)
Senhor Aristeu de Oliveira Plácido Júnior (Chefe de Gabinete no Senado Federal e Conselheiro Fiscal do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco - LAFEPE


icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido