TRE-PE firma parceria de sucesso com taxistas nas Eleições 2020

Os motoristas atuaram no transporte de servidores e técnicos de urna no final de semana do dia das eleições municipais

Os motoristas atuaram no transporte de servidores e técnicos de urna no final de semana do dia d...

Nas Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) implementou a iniciativa pioneira de contratação de motoristas de táxis para atuarem no transporte de servidores e técnicos de urna no final de semana do dia das eleições.

O projeto envolveu aproximadamente 250 profissionais que ficaram dedicados aos cartórios eleitorais da Região Metropolitana do Recife, o que promoveu um aporte econômico para essa categoria.

A iniciativa foi viabilizada através do contrato firmado pelo TRE-PE com a empresa responsável pelo aplicativo Wappa Táxi, a Inovadora 2A, que também é ligada a Associação dos Taxistas Permissionários e Auxiliares de Pernambuco (ATPAPE). O presidente da associação, Lúcio Mauro, foi responsável pelo recrutamento e distribuição dos profissionais nos diversos cartórios eleitorais, que desempenharam o serviço com dedicação e maestria.

A ideia de parceria com os taxistas foi testada nas Eleições 2018 com a realização de um projeto piloto envolvendo seis cartórios eleitorais e vinte e nove taxistas. Devido ao sucesso, a atividade foi ampliada e, neste ano, abrangeu trinta cartórios eleitorais localizados no Grande Recife.

Anteriormente, o serviço de transporte era realizado por motoristas e veículos requisitados de diversos órgãos públicos, o que gerava alto custo administrativo para os setores deste Tribunal, tendo em vista que o período anterior a eleição exige total dedicação à ações primordiais para o dia do pleito como convocação de mesários, registro de candidaturas, vistoria de locais de votação, entre outras.

O chefe da Seção de Transportes (Setrans) do TRE-PE, Sérgio Costa, destaca o sucesso do projeto nas Eleições 2020: “A iniciativa se mostrou menos onerosa tanto economicamente, quanto na administração. Além disso, possibilitou uma motivação econômica dos taxistas, categoria penalizada durante a pandemia devido a diminuição de corrida de táxis”.

A parceria do TRE-PE com os taxistas continuará durante o 2º turno das eleições deste ano e há pretensão de ampliação do serviço em eleições posteriores.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido