TRE-PE estrutura Depósito das Urnas e prepara logística de olho nas eleições de novembro

Uma mega operação está em curso para montar e distribuir EPIs por todo o Estado. Trabalho de diversas unidades da Secretaria de Administração tem sido essencial neste processo

Uma mega operação está em curso para montar e distribuir EPIs por todo o estado. Trabalho de div...

Com a proximidade das eleições municipais e a necessidade de adotar as medidas sanitárias advindas da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral de Pernambuco montou uma força tarefa que envolveu diversas unidades da Secretaria de Administração do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para dotar o imóvel recém adquirido no bairro da Mustardinha/Bongi com toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades críticas do processo eleitoral.

Inicialmente, as Seções de Engenharia e Arquitetura realizaram vistorias e inspeções técnicas com vistas a locação e posterior recebimento do imóvel. Nessa fase, foram solicitadas reformas no complexo de galpões com mais de 6 mil m² de área construída. Enquanto isso, a Seção de Manutenção realizou as adequações necessárias para abrigar as unidades do TRE-PE, a partir da definição dos leiautes e da distribuição das equipes envolvidas nas diversas etapas das Eleições 2020.

Cumprida essa fase, está em curso uma mega operação voltada à montagem e distribuição dos Kits de Segurança Sanitária (máscaras, álcool líquido, álcool em gel, “face shield”, cartazes de orientação, etc) aos 17 Pólos Eleitorais, que contemplam os 184 municípios espalhados pelo estado. Ao todo, serão 22.500 caixas de papelão contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo Maria Teresa Lima, Secretária de Administração, por conter material inflamável nestes kits, foram tomadas medidas preventivas para garantir a segurança a todas as pessoas envolvidas. “Num esforço multidisciplinar e multitarefas as unidades dessa Secretaria observaram meticulosamente as disciplinas normativas no que concerne ao acondicionamento desse tipo de material”, afirma a servidora.

Logística das Eleições

A aquisição de materiais permanentes e de consumo para as eleições 2020 foi realizada de forma antecipada, cumprindo os princípios da transparência, economicidade e vantajosidade para a Administração. Mesmo levando-se em conta o caráter emergencial e a necessidade de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e outros insumos, os procedimentos licitatórios foram concluídos dentro dos prazos estabelecidos.

Antes de o eleitor se dirigir à Seção Eleitoral e exercer o seu inalienável direito de escolha, a Justiça Eleitoral – através da Secretaria de Administração - organiza uma mega estrutura logística que envolve tanto a aquisição de materiais, quanto a distribuição dos mesmos para as equipes dos Cartórios Eleitorais.

Essa logística compreende a aquisição, separação, montagem e entrega dos materiais de eleição e envolve as Seções de Compras (SECOM), Patrimônio (SEPAT), Almoxarifado (SEAL), Transporte (SETRANS), as Coordenadorias de Apoio Administrativo (COAD), Engenharia e Arquitetura (CEA), entre outras. Embora muitos deles provenham das doações capitaneadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como parte de um Plano de Segurança Sanitária, coube a SECOM, por exemplo, a aquisição das caixas onde os kits estão sendo levados, bem como de fita crepe preta para demarcação de solo nos locais de votação.

Por causa do cenário de pandemia e a escassez de matéria prima, a logística relativa aos 22.500 kits que estarão disponíveis em todas as seções eleitorais no dia 15 de novembro apresentou algumas particularidades como a necessidade de substituição de matérias-primas e o estabelecimento de parceria com os Correios, por exemplo, para aquisição por empréstimo de empilhadeira movida à gás GLP.

“Diante desse contexto desafiador que estamos vivendo, testemunhar a dedicação das equipes envolvidas (servidores, requisitados e colaboradores) nos enche de orgulho e nos motiva cada vez mais a continuar prestando serviço tão relevante para a população, contribuindo para a consolidação da democracia em nosso país”, conclui a Secretaria de Administração, Teresa Lima.

*Com informações da Secretaria de Administração e texto do servidor André Frej

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido