Patrícia levou alegria por onde passou

Vítima da covid-19, servidora que trabalhava em Jaboatão morreu no Domingo de Páscoa. Tribunal aprovou voto de pesar

TRE-PE vídeo em homenagem à servidora Patrícia Barros

Patrícia de Barros Pinheiro da Silva era tão generosa que não lhe bastou ter apenas uma família. Ela escolheu ter duas. A primeira, biológica, era formada por suas filhas Gabriela, Juliana e Letícia e pelos netos, Paula e Gabriel. A outra, fruto de sua personalidade agregadora e gentil, contava com Fernando Lessa, Sandra Regina de Oliveira e Silva e Aline Elias Alves, servidores da 101ª Zona Eleitoral, em Jaboatão dos Guararapes.

Em casa, ela falava animada e feliz sobre a família do trabalho. No cartório, compartilhava as histórias de amor que envolviam filhas e netos. Patrícia vivia quase sempre sorrindo e facilmente conquistava as pessoas em sua volta.  No último dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, Patrícia faleceu, vítima da covid-19. Tinha 54 anos.

Chefe da ZE 101, Fernando Lessa lembra, emocionado, que Patrícia era a alegria em pessoa. Cozinheira de mão cheia, sempre fazia questão de levar doces e salgados para os aniversariantes da equipe. Também nas despedidas, Carnaval, São João ou confraternizações de final de ano, Patrícia tomava a frente e preparava tudo. Docinhos, bolo, salgados, enfeites. Celebrar a vida era com ela, uma especialista em tornar o ambiente de trabalho mais leve e agradável. Outro dia, para alegrar o almoço do cartório, levou um belo cozido para a surpresa de todos.

“Ela estava sempre disponível para todos. Era muito prestativa. Atendia ao público de uma forma gentil, amigável”, conta Fernando.

Formada em pedagogia, Patrícia era servidora requisitada. Seu órgão de origem era a Secretaria de Educação de Jaboatão. Como trabalhou em várias escolas antes de chegar à Justiça Eleitoral, em maio de 2014, ela conhecia quase todos os bairros da cidade. Costumava dizer que era “filha de Jaboatão” sempre que alguém pedia alguma informação sobre alguma rua ou praça na periferia. Seu conhecimento e vontade de ajudar contribuíam muito no dia a dia do cartório ou na Central de Atendimento ao Eleitor de Jaboatão (Caej). Analisava requerimentos via Título Net e atendia eleitores por telefone. Era católica praticante e sempre tinha uma palavra de conforto, um conselho, uma mensagem edificante para quem a procurava com algum problema.

Patrícia tinha orgulho de trabalhar no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). E nos anos de eleição, então, o orgulho se multiplicava. Fazia questão de tirar fotografias vestindo a camisa da Justiça Eleitoral. Numa carta emocionada enviada aos colegas de cartório após a morte da mãe, as filhas escreveram: “Vocês eram amigos que ela amava e admirava, ela tinha tanto orgulho de trabalhar aí, tirava foto com a farda na época da eleição, ela amava vocês, conheço cada um de vocês, só das histórias”.

Patrícia será sempre lembrada pelo TRE de Pernambuco e, principalmente, pelos colegas de Jaboatão dos Guararapes. O pessoal da ZE 118 fez um belo vídeo em homenagem àquela que sempre levava alegria por onde quer que passasse. CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO. Os amigos da ZE 101 reuniram fotografias que serão  vistas com carinho sempre que o coração apertar de saudade (CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS).

“A servidora Patrícia de Barros Pinheiro da Silva sintetiza com perfeição o espírito daqueles que fazem a Justiça Eleitoral de Pernambuco. Ela soube aliar profissionalismo e dedicação com muita gentileza e simpatia. Ficamos profundamente tristes com a morte de nossa amiga e pedimos a Deus que conforte o coração de todos os amigos, parentes e familiares", disse o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.

LEIA A MENSAGEM ESCRITA PELAS FILHAS 

“Bom dia;

Gostaria de agradecer a todos vcs por todo carinho e apoio dado a nós neste momento.

Eu queria falar com vcs um pouco, eu tô sem chão, eu perdi tudo, minha mãe era um barco que levava a gente pelo mar, mais não só carregava, ela amortizava o balanço.

Nós éramos independentes, adultas, cada uma na sua casa, mais éramos dependentes dela, dependente de amor, de carinho, de palavras, de carões. Mainha ensinava tudo a gente, até a viver sem ela, mais era de uma forma tão boa que não dá para não querer mais.

Sabe aquela expressão eu sou louca por vc, era o que éramos aqui: somos loucos uns pelos outros. Somos 6: a rainha, 4 princesas e 1 príncipe. Todos loucos uns pelos outros.

Vcs nos ajudaram no momento mais importante da nossas vidas.

Falando com sinceridade, financeiramente não teríamos a menor chance de pagar uma semana de Tiago, esse médico luz, amigo, anjo, foram vcs nos presentearam. Obrigada. Demais. 

Aquela frase que nesses momentos conhecemos os amigos de verdade, minha nossa, vcs foram os amigos, os anjos, a família dela.

Hoje eu não tenho mais o que falar, neste momento. Estou na cama dela, com o lençol dela, chorando e agradecendo a vcs, pensando em como viver.

Eu sou a princesa dela que tive um príncipe e uma princesa, mas com saída da minha rainha, aquele motivo de felicidade não existe mais.

Eu vou viver, eu vou sorrir novamente, eu sei, né? Mas a metade do meu coração morreu dia 04.04.2021.

Obrigada por dividir comigo e minhas irmãs a dor.

Vcs eram amigos que ela amava e admirava. Ela tinha tanto orgulho de trabalhar aí,  tirava foto com a farda na época da eleição, ela amava vcs, conheço cada um de vcs, só das histórias.

Queria que soubesse que vcs marcaram o melhor momento da vida profissional dela.

Obrigada por fazerem parte da vida dela e da nossa.

Assim como ela, amo todos vcs.”

VOTOS DE PESAR

Nesta sexta-feira (9-4), por proposição do presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco aprovou um voto de pesar pela morte de Patrícia.

Na mesma oportunidade, a Corte também aprovou um voto de pesar pela morte de Aymar Maciel Soriano de Oliveira, também no último dia 4 de abril. Ex-presidente da AD-Diper e ex-professor da UFPE, Aymar era esposo da ex-diretora-geral do TRE-PE Cleide Soriano e pai da servidora Cláudia Soriano.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido