Número de mesários voluntários nas Eleições Municipais 2020 triplicou

Em Pernambuco, a quantidade de eleitores que se inscreveram como voluntários também foi um sucesso

Em Pernambuco, a quantidade de eleitores que se inscreveram como voluntários também foi um sucesso

O ano de 2020 foi desafiador para todos. Para a Justiça Eleitoral não foi diferente, sendo, as Eleições de 2020, um dos pleitos mais desafiadores da história brasileira. O cenário causado pela pandemia da Covid-19 exigiu uma série de adaptações na organização das eleições com a adoção, em tempo recorde, de diversas medidas para garantir a segurança de todos.

Apesar das contingências impostas, a resposta dos cidadãos à convocação da Justiça Eleitoral para serem mesários voluntários foi maior do que o esperado. Em um ano de tamanha adversidade, o número total de inscritos triplicou em comparação com as eleições municipais ocorridas em 2016.

Nas Eleições de 2020, 683.258 eleitores se inscreveram como voluntários, registrando um aumento de 220,23% em comparação aos 213.367 cadastrados nas Eleições Municipais 2016.

Em agosto de 2020, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha visando incentivar a cooperação e colaboração de cidadãos com a Justiça Eleitoral, com a democracia e com o país. A campanha, que contou com a participação do médico Dráuzio Varella, contribuiu para a elevação dos números de pessoas inscritas. As peças publicitárias veiculadas em rede nacional de rádio e TV, destacaram a importância do trabalho dos mesários para o exercício da cidadania brasileira.

Ao final, a Justiça Eleitoral contou com 955 mil mesários voluntários atuando nas Eleições 2020, ou seja, quase 1 milhão de brasileiros trabalharam voluntariamente para ajudar o país no pleito de 2020, exercendo cidadania e contribuindo com a democracia brasileira.

Para garantir a segurança dos mais de 1,6 milhão de mesários, voluntários e convocados, que atuaram nos 5.569 municípios brasileiros, a Justiça Eleitoral trabalhou em conjunto com médicos e especialistas, definindo os protocolos e equipamentos de proteção individual que foram disponibilizados no dia da votação.

Cada mesário teve à sua disposição, por exemplo, máscaras cirúrgicas descartáveis, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente das seções eleitorais, que foram demarcadas para garantir o distanciamento social. Além disso, visando eliminar o risco de aglomerações, os treinamentos dos mesários foram realizados, sempre que possível, de maneira virtual.

PERNAMBUCO

Em Pernambuco, o número de eleitores que se inscreveram como mesários voluntários também foi um sucesso. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou um aumento de 258,81%, passando de 15.468 inscritos nas Eleições 2016 para 55.501 nas Eleições 2020, para atuarem como mesário voluntário.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido