TRE-PE realiza descarte ecológico e inovador de 5 mil lâmpadas fluorescentes

Ação faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas

TRE-PE faz descarte de lâmpadas

Após muita pesquisa e na busca de alcançar o desenho ideal de contratação, o TRE-PE encaminhou para reciclagem 5 mil unidades de lâmpadas fluorescentes queimadas utilizadas nos seus imóveis. Esses resíduos estavam armazenados em 3 (três) imóveis: prédio Sede, Antiga Sede e Fórum Eleitoral de Caruaru.

Esses resíduos, considerados perigosos em razão do vapor de mercúrio e do fosfato, foram encaminhados ao ciclo industrial, seguindo o conceito de economia circular.

O processo de descontaminação de lâmpadas contratado consiste em um sistema de reciclagem moderno, que trabalha em ambiente enclausurado, sob depressão e a seco, sem a geração de lama.

As lâmpadas, após destruídas, geram 4 grupos de materiais: terminais de alumínio, vidro triturado, fosfato/mercúrio e material ferroso e isolamento baquelítico.

De todos os componentes, apenas o isolamento baquelítico não é reciclável. O vidro será recuperado para a produção de novas lâmpadas ou outros produtos.

Já o alumínio e os materiais ferrosos, após limpos, serão destinados à produção de novos produtos. O processo de destilação do mercúrio permitirá que sua matéria prima seja devolvida às indústrias, e o fosfato livre oriundo do mesmo processo será empregado em fábrica de cimento e usinas de asfalto.

Segundo a Assistente de Gestão Socioambiental, Sinara Batista, essa é uma contratação muito importante, inovadora no serviço público, e que demonstra a linha de atuação do TRE-PE no trato responsável dos resíduos gerados em razão de suas atividades. E destaca que a ação está alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos ODS 8, 9, 11, 12, 13 e 16, que, em resumo, tratam de trabalho decente e crescimento econômico, inovação, consumo responsável, cidades e comunidades sustentáveis, ação sobre as mudanças climáticas e instituições eficazes.

A Agenda 2030 é um Pacto Global assinado por 193 Nações que reúne 17 ODS e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Meta 9 estabelece a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido