30 de Maio: Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lembra a data

TRE-PE - Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Nesta semana, o Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado no mundo inteiro no dia 30 de maio (domingo). Esta é uma data especial, criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla para unir a comunidade global de pessoas afetadas pela doença. O intuito é trazer uma mensagem positiva para pacientes, seus amigos e familiares, estimulando-os a partilhar histórias, sensibilizar o público e conscientizar os demais sobre este impactante problema neurológico.

O tema para o Dia Mundial da EM de 2020-2022 é: conexões. A campanha Conexões EM centra-se em desenvolver conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade. O mote da campanha é “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, e a hashtag da campanha é #ConexoesEM. A Campanha Conexões EM desafia as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. É uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado.

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, é preciso ressaltar a importância de estar disposto a falar e a ouvir sobre a doença. A conscientização é necessária e acontece por meio da disseminação de informações. Dar voz a quem tem experiência é um dos primeiros passos para torná-la conhecida pelo grande público.

O que é a Esclerose Múltipla?

A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, na qual o sistema imune ataca a mielina, membrana que recobre certas fibras nervosas e que permite a transmissão mais rápida de sinais. Com isso, a comunicação entre o cérebro e os nervos é comprometida. Ao longo do tempo, pode haver danos irreversíveis aos nervos. A EM geralmente é diagnosticada entre os 20 e os 40 anos. Atualmente, estima-se em mais de 2,3 milhões de pessoas o número total de casos de EM no mundo.

É importante esclarecer: a Esclerose Múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa, não é suscetível de prevenção, não tem cura até o momento e seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar sua progressão.

Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens, e de modo especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido