Na nuvem: TRE-PE inova na elaboração da Política de Sustentabilidade e do novo Plano de Logística Sustentável

Com alinhamento à Agenda 2030, o objetivo do Plano de Logística Sustentável do TRE-PE é consolidar o processo de estruturação da Política de Sustentabilidade do Órgão

Logística Sustentável

Pensando soluções para os desafios do isolamento social e utilizando-se da tecnologia, a Assistência de Gestão Socioambiental (AGS) utilizou uma metodologia colaborativa para realizar Oficinas visando a elaboração dos 18 planos de ações temáticas do Plano de Logística Sustentável, em atenção ao que estabelece a Resolução nº 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a política de sustentabilidade no Poder Judiciário.

A abertura das Oficinas contou com palestra da Drª Ketlin Scartezini, Assessoria de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), prestigiada também por outros Tribunais e pelo TSE.

Planos de ações na nuvem

Com todos os documentos disponíveis na nuvem, os 5 (cinco) Grupos Executivos do PLS trabalharam durante quase três semanas, sob a coordenação e assessoria da AGS. Todos os participantes dispunham de acesso simultâneo aos documentos e, em plataforma virtual (em formatos de plenária e salas específicas) puderam discutir as ações e construir coletivamente os novos instrumentos de operacionalização da Política de Sustentabilidade do TRE-PE, aprovada por meio da Res. nº 395, de 08/10/2021.

Para garantir que as informações registradas não ficariam perdidas por um comando indevido de um dos participantes, vez que todo trabalho se desenvolveu online, os Grupos Executivos utilizaram as versões automáticas dos arquivos para checagem de informações, sempre que necessário.

As ações apreciadas pelos GE foram resgatadas dos planos do último PLS, momento em que foi testada essa metodologia e “treinadas” as equipes no uso da ferramenta. 

Renovando o alinhamento à Agenda 2030

Desde 2019, o TRE-PE integrou a Agenda 2030 ao seu PLS, identificando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados às ações dos planos temáticos. Desta vez, cada plano traz os ODS relacionados ao tema, garantindo também o alinhamento do novo plano ao que estabelece a Meta 9 do CNJ. O plano de ações do tema Equidade e Diversidade sinaliza o fortalecimento do eixo voltado ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS destacado naquela Meta.

O resultado foi um trabalho célere, seguro (inclusive do ponto de vista sanitário), transparente, colaborativo e inovador.

São objetivos do PLS-TRE-PE:

Estabelecer uma nova cultura institucional voltada à incorporação de práticas alinhadas à Sustentabilidade, que se reflitam interna e externamente, no cotidiano na Instituição e na sociedade.

Consolidar o processo de Contratações Sustentáveis implantado no TRE-PE, contribuindo para fomentar e direcionar o mercado a ampliar o rol de investimentos em produtos e serviços sustentáveis.

Fornecer subsídios para fortalecer o monitoramento e avaliação de resultados com enfoque em Sustentabilidade.

Potencializar a integração das áreas, favorecendo o alcance dos resultados.

Todos os documentos relacionados à Política de Sustentabilidade podem ser encontrados na página do TRE-PE, na aba Logística Sustentável.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido