TRE-PE promoveu, por meio de sua ouvidoria, mesa-redonda sobre Linguagem Cidadã

Evento foi transmitido através do canal do tribunal no YouTube, respeitando todas as medidas de distanciamento social contra a COVID-19

TRE-PE- Des. Iasmina- Mesa-Redonda

A mesa-redonda Linguagem Cidadã em Foco, realizada na segunda-feira (15/09), teve como mediadora a ouvidora do TRE-PE, desembargadora lasmina Rocha, e a ouvidora do TRE-CE e Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, desembargadora Kamille Moreira Castro. Participaram da conversa a professora e colunista da Rádio CBN Recife, Fernanda Bérgamo, e a chefe da Seção de Produção Jornalística do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni.

O objetivo da mesa-redonda foi promover o uso de uma linguagem democrática, onde a transmissão das informações seja feita de forma a abarcar todas as pessoas, independente de classe social, educação, idade, condições físicas e/ou gênero.

A desembargadora Kamille Moreira Castro iniciou a sua fala se apresentando através do recurso de acessibilidade da audiodescrição, seguida por todas as demais participantes, ao falar sobre a importância de utilizar uma linguagem inclusiva. “O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sempre foi uma referência em oferecer serviços públicos com dois tipos de linguagem, uma interna e uma outra para com o cidadão. Fico sempre feliz com a comunicação do Tribunal, que tem todos os encaminhamentos feitos dentro da formalidade necessária, mas que não deixa de ter uma linguagem fácil, sempre se fazendo ser entendido”, disse ela.

“O conceito da linguagem cidadã, na prática, diz que o conteúdo produzido tem que ser suficientemente claro para que qualquer pessoa encontre a informação, entenda essa informação e use essa informação para resolver a situação que precisa. Seja para emitir uma certidão, seja para tirar um documento. Vendo um vídeo uma vez, lendo o conteúdo uma vez, quando a linguagem é simples e objetiva, qualquer pessoa é capaz de encontrar, entender e fazer uso das informações disponíveis”, explicou, durante a Live, a chefe da Seção de Produção Jornalística do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni.

“Estou muito feliz de, depois de três décadas de sala de aula, participar dessa discussão que busca uma comunicação com o objetivo principal de atingir o entendimento. Pensar um ambiente profissional como o judiciário, que geralmente tem um um vocabulário tão rico, mas com uma linguagem mais rebuscada, e trazer a discussão de que nós precisamos batalhar por uma comunicação com clareza, simplicidade e objetividade, é de extrema importância”, afirma a professora e colunista Fernanda Bérgamo.

Ela comenta que se perguntar qual é a maior característica de um bom comunicador, muitos irão responder que é a correção, e que pouquíssimos comentam acerca da clareza, alguns comentam sobre a objetividade, mas a professora afirma que, em seu ponto de vista, a maior e melhor característica a é a adequação.

“Seremos os melhores comunicadores do mundo quando descobrirmos que, para sermos adequados, precisamos ter em mente três elementos da comunicação: 1) o ambiente; 2) o assunto; 3) o interlocutor. Quando mudamos um desses três elementos, precisamos mudar o nosso jeito de falar. Não falamos com o nosso filho da mesma forma com que falamos com um colega de trabalho”. “Quando descobrimos que o melhor jeito de falar é o nosso, aquele que guarda o nosso perfil, as nossas particularidades, mas considerando qual é o ambiente dessa comunicação, o assunto que estamos falando e para quem estamos falando, nós seremos os melhores comunicadores do mundo”. "Não há o menor problema em utilizar-se dos jargões profissionais com os nossos colegas de trabalho, porém, quando estamos diante de um público heterogêneo, pequeno, médio ou grande, não cabe o rebuscamento", explica.

Na fala de encerramento, a Dra. Iasmina Rocha fez um convite a todos: "vamos tentar nos empenhar em ter uma linguagem cidadã inclusiva, clara e simples. Só assim nós vamos conseguir ter uma verdadeira democracia”, enfatizou.

A Live está disponível no Youtube do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Sugestões de Leitura:

https://comunicasimples.com.br/

https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Abril/justica-eleitoral-do-parana-lanca-cartilha-sobre-linguagem-cidada

https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/06/manual_resolucao348_LGBTI.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp95.htm

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido