Programa Eleitor do Futuro

Histórico:

O Programa Eleitor/Político do Futuro (PEPF) é uma das ações de cidadania do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) executadas pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Virgínio Marques Carneiro Leão (EJE/PE). Idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2003, com o nome de Projeto Eleitor do Futuro, o PEPF foi institucionalizado oficialmente pelo TRE/PE no ano de 2006, e desde então promove e capacita jovens de até 17 anos de idade, em matéria de educação política, com a finalidade de ampliar e mobilizar esse contingente de futuros eleitores do Estado ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.

A partir de 2016 o Programa foi fortalecido quando, em convênio com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, passou a realizar eventos de grande porte denominados de “A Palavra do Presidente Para os Jovens”, eventos que passaram a contar com a presença do Desembargador Presidente do TRE/PE e de diversas autoridades convidadas. O formato foi aprimorado e, a partir de 2017, passou a ser chamado de “Programa Eleitor/Político do Futuro: Exemplos de superação”.

Esses grandes eventos são realizados em cidades polos do Estado, precedidos de diversas palestras realizadas nas escolas da região, nos quais os estudantes são protagonistas e apresentam às autoridades e ao público convidado, por meio de depoimentos ou de variadas manifestações culturais, o que apreenderam sobre a temática Cidadania e Democracia no Brasil.

Realizado e estimulado por idealistas que sonham com um país melhor e mais participativo nas decisões que norteiam seus rumos, o Programa Eleitor/Político do Futuro já ultrapassa a casa dos 80.000 (oitenta mil) jovens que participaram de seus eventos em todos os recantos de Pernambuco, desde Araripina a Palmares.

Objetivo:

O Programa Eleitor/Político do Futuro tem como foco capacitar crianças e adolescentes de Pernambuco em matéria de educação política por meio de variadas atividades pedagógicas, a exemplo de palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas, incentivando a participação do jovem e futuro eleitor no processo eleitoral como instrumento de exercício e aperfeiçoamento da democracia e a busca por uma cidadania consciente, alimentando sonhos de um futuro melhor para o Brasil.

Esse trabalho sistemático e interdisciplinar realizado por meio de palestras sobre cidadania e democracia, treinamentos com a urna eletrônica, eleições parametrizadas além de visitas guiadas à Justiça Eleitoral, tem o intuito de suscitar reflexões acerca de temas como a importância do voto e suas consequências; o voto do adolescente de 16 e 17 anos; causas e consequências da corrupção eleitoral; voto do analfabeto; a importância dos partidos políticos; a participação direta do cidadão; os poderes da República; história e evolução do voto no Brasil, etc.

Objetivos específicos:

• Levar às escolas públicas e privadas e outras instituições de Pernambuco que lidam com jovens, por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, a temática da cidadania política e sua importância nos regimes democráticos de direito;
• Treinar alunos de 07 a 12 anos, por meio de atividades lúdico-pedagógicas, acerca da importância do voto para a consecução do bem comum;
• Capacitar adolescentes e jovens eleitores de 13 a 17 anos, por meio de palestras e debates, acerca do seu papel de cidadão em uma sociedade democrática;
• Aumentar o contingente de jovens eleitores através do incentivo à participação política e ao voto;
• Esclarecer o público-alvo a respeito dos traços constitutivos do Estado brasileiro e do processo eleitoral.

Benefícios esperados:

Levar aos jovens do Estado de Pernambuco, em qualquer lugar que estejam, a mensagem de que é possível a transformação pessoal e da sociedade por meio da educação e da participação política, a partir de uma visão coletiva, construindo as bases para atingimento da cidadania e de um Brasil melhor e mais justo, utilizando os instrumentos da democracia.

Desde a sua implantação, as atividades desenvolvidas dentro do Programa Eleitor/Político do Futuro ultrapassam a marca dos 80.000 (oitenta mil) jovens atendidos. Dentre as ações previstas no Programa, foram realizadas as que seguem:

Ano 2017: Palestras realizadas até Setembro

Ano 2016: Palestras realizadas

Ano 2015: Palestras realizadas

Ano 2014: Palestras realizadas

Ano 2013: Palestras realizadas

Ano 2012: Palestras realizadas

    Concurso de Frases

Ano 2011: Palestras realizadas

   

As ações educativas do Programa Eleitor/Político do Futuro, dirigidas a crianças e adolescentes de até 17 anos de idade, podem ser solicitadas por escolas públicas, privadas e outras instituições do Estado de Pernambuco que lidam com esse tipo de público. As ações são realizadas por servidores da Justiça Eleitoral devidamente capacitados, com o fim de disseminar conhecimentos relativos à cidadania e a democracia, a exemplo da importância do voto livre e consciente, a segurança do voto eletrônico e o papel da Justiça Eleitoral no processo democrático brasileiro.


Essas ações são disponibilizadas no formato de palestras ou de simulação de eleição com urnas eletrônicas, nos municípios cujos Cartórios Eleitorais possuam servidores capacitados para ministrá-las ou que possam ser atendidos por servidores de outros municípios, de forma a permitir que o Programa atinja o maior número possível de municípios.


As instituições interessadas no agendamento de palestras do Programa Eleitor/Político do Futuro devem selecionar, por meio do link abaixo, o município de origem, preencher os campos de identificação do seu representante, seguir todos os passos até a conclusão da solicitação e aguardar que um servidor da Escola Judiciária Eleitoral entre em contato com o representante indicado para confirmar a solicitação.


Sugerimos que a instituição desenvolva com os jovens, antes do encontro com nossos servidores, atividades relacionadas aos temas propostos pelo Programa, contribuindo sobremaneira para despertar nesses jovens o interesse pelo assunto e para o sucesso do evento.
Bem-vindo ao Programa Eleitor/Político do Futuro!


ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL

Diretor: Desembargador Eleitoral Ruy Trezena Patu Júnior 
Vice-Diretor: Desembargador Eleitoral José Alberto de Barros Freitas Filho 
Coordenador: Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima

ASSISTÊNCIA DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS
Programa Eleitor/Político do Futuro

Servidores: José Jeovane Vieira Ramos
Estagiários: Renata Barros Oliveira Gomes da Silva
Endereço: Av. Rui Barbosa, 320 - 1º andar, Anexo Djaci Falcão, Graças, Recife/PE
CEP: 52.011-040
E-mail: aspin@tre-pe.jus.br 
Fone: (81) 3194-9216