Página interna do portal
Seção de conteúdo
Falta 1 mês para as eleições; TRE-PE reúne orientações e informações sobre o pleito
Objetivo é auxiliar eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos, partidos e mesários
Estamos a um mês do 1º turno das Eleições Gerais de 2026, que serão realizadas no próximo dia 4 de outubro. Com objetivo de auxiliar eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos, partidos e mesários, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) faz uma compilação de dicas e orientações importantes que devem ser observadas por todos atores envolvidos no processo eleitoral, de maneira que possam exercer a cidadania plenamente, em prol da democracia e transparência do pleito.
Documentos para votar
Saiba quais documentos serão aceitos para a identificação do eleitor ou eleitora na sessão eleitoral, de acordo com o art. 131, da Resolução TSE nº 23751/2026.
e-Título;
Carteira de identidade/identificação social;
Carteira de identificação profissional reconhecida por lei;
Carteira Nacional de habilitação;
Carteira de trabalho (física);
Certificado de reservista;
Passaporte.
Documentos não aceitos -
Cópias autenticadas (mesmo com B.O.);
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de estudante;
CPF;
Carteira de trabalho digital;
Crachá funcional.
*Documentos com validade expirada serão aceitos, desde que permitam comprovar a identidade do eleitor ou eleitora.
O eleitor ou a eleitora poderá consultar onde vota pelos seguintes canais:
-
e-título: Baixe o app totalmente gratuito e oficial. Ele pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play (para sistemas Android) e App Store (para iOS). Recomenda-se manter as atualizações automáticas ativadas no celular para não perder nenhuma melhoria de segurança.
-
Chatbot Júlia – Tire dúvidas sobre seu título, sua situação eleitoral e outros assuntos.
-
Autoatendimento Eleitoral – Permite acesso a várias funcionalidades, como a realização de consultas e serviços, emissão da 2ª via do título eleitoral, saber o local onde se vai vota, e se informar sobre o número do seu título de eleitor. Possibilita ainda, o acesso ao canal do mesário, emite certidões, entre outras opções.
-
Disque Eleitor (81 3194-9400) - Com o início da campanha eleitoral, o Disque Eleitor do TRE-PE ampliou o atendimento ao público, passando a funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Nos dias úteis, o atendimento permanece no horário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço presta informações sobre os principais assuntos relacionados às eleições, respondendo a dúvidas, orientando e esclarecendo.
Anote os números dos candidatos/as
Quem vai votar nas Eleições Gerais de 2026 pode preparar a colinha eleitoral para levar anotado os números dos candidatos no dia da votação, já que o celular não poderá ser levado para a cabine de votação. Na hora de votar, basta usar o lembrete e digitar na urna os números correspondentes às escolhas.
Imprima a cola eleitoral 2026.
Ordem de votação -
A votação começa às 8h e termina às 17h, pelo horário de Brasília.
O eleitorado fará seis escolhas nas urnas, nesta ordem:
Deputado federal – 4 dígitos
Deputado estadual (ou distrital, no caso do DF) – 5 dígitos
Senador (primeira vaga) – 3 dígitos
Senador (segunda vaga) – 3 dígitos
Governador e vice-governador – 2 dígitos
Presidente e vice-presidente da República – 2 dígitos
Em Pernambuco, no distrito de Fernando de Noronha, o eleitor escolherá, além dos candidatos concorrentes, os membros do Conselho Distrital. O voto para este cargo será o último, após a escolha do candidato à Presidência da República
Simulador de Votação
Uma das formas de conhecer melhor o funcionamento da urna eletrônica é utilizar o Simulador de Votação, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta reproduz uma votação em ambiente virtual com candidaturas fictícias e permite que o eleitor pratique a digitação dos números dos candidatos, a correção de escolhas e a confirmação do voto. A simulação é uma oportunidade para se familiarizar com a sequência de votação, antes de comparecer à seção eleitoral.
O simulador também permite ao eleitor indicar se necessita de recursos de acessibilidade. Na seção eleitoral, pessoas com deficiência visual podem comunicar essa necessidade aos mesários, que poderão habilitar a voz da urna eletrônica. O recurso informa o cargo em votação, os números digitados, o nome da candidatura escolhida e a ordem de votação.
Novidades nas urnas de 2026
A urna eletrônica contará com uma barra de progresso na tela durante as deste ano. O recurso visual, localizado na parte superior do visor, mostrará em tempo real as etapas da votação, indicando os cargos já votados e os ainda restantes. O objetivo do sinalizador é guiar os eleitores na digitação dos votos, principalmente em eleições com múltiplos cargos em disputa. A ferramenta permite a verificação exata do andamento do processo de votação antes do encerramento, com a emissão do sinal sonoro, o bip emitido pela urna.
Assista o vídeo com novidades da urna para as Eleições 2026
Outras mudanças ocorreram na interface do equipamento, que teve sua tela redesenhada, e com a alteração na tipografia dos textos. A Justiça Eleitoral adotou a fonte Atkinson Hyperlegible, criada pelo Braille Institute, com maior contraste, espaçamento e definição dos caracteres para facilitar a leitura.
O sistema de votação também ampliou os recursos em Língua Brasileira de Sinais. A representação por intérpretes virtuais em Libras na tela passa a indicar, além do cargo em disputa, situações como voto em branco, voto nulo e voto de legenda.
Propaganda e Horário Eleitoral
O dia 2 de outubro é prazo final para propaganda paga na imprensa escrita e reprodução na internet do jornal impresso.
O dia 3 de outubro, até 22h, é o último período para distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas e passeatas, com ou sem carro de som ou minitrio. Neste dia também termina a utilização de alto-falantes e amplificadores, que podem funcionar das 8h às 22h.
No dia das eleições de 04 de outubro – 1º turno, não é permitida propaganda eleitoral, inclusive boca de urna e atos de campanha.
Nas Eleições 2026, a propaganda eleitoral no rádio e televisão, inciada em 28 de agosto, será veiculada até 1º de outubro, no 1º turno. E, caso haja segundo turno, o período será de 9 a 23 de outubro.
Acesse a Cartilha "Pode x Não Pode " e o “Manual do Horário Eleitoral”, elaborados pela Comissão de Propaganda Eleitoral (Cpropag) do TRE-PE, com o objetivo de orientar, de forma simples, clara e acessível, sobre as principais regras que disciplinam a propaganda eleitoral nas Eleições Gerais de 2026.
Prestação de contas eleitorais
De 9 de setembro até o dia 13, partidos políticos, candidatas e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral, pelo Sistema de Prestação de Contas, o Conta+JE, a prestação de contas parcial. Nela deve constar o registro da movimentação financeira e estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até 8 de setembro de 2026.
As prestações de contas referentes ao 1º turno devem ser encaminhadas, via Conta+JE, a partir do dia 5 de outubro até o dia 3 de novembro. Já as prestações relativas a um eventual 2º turno devem ser enviadas de 26 de outubro até 14 de novembro. A consulta a todas as datas relevantes ao pleito pode ser feita no Calendário Eleitoral, em sua versão linha do tempo ou na Resolução nº 23.760/2026 (calendário eleitoral).
Acesso ao Sistema de Prestação de Contas: CONTA+JE
Registro de candidaturas
Até o dia 14 de setembro todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelo TRE-PE, com as decisões publicadas. A data corresponde a 20 dias antes do primeiro turno, que será realizado em 4 de outubro de 2026.
O TSE é responsável pelos registros de presidente e vice-presidente da República, de acordo com art. 16, § 1º, da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e art. 54 da Resolução TSE nº 23.609/2019.
O registro de candidaturas e a prestação de contas eleitorais podem ser acompanhados por meio do endereço eletrônico Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.