TRE-PE promove ciclo de palestras do Programa de Preparação para Aposentadoria

Palestrante, Profº Jafter Campos no I Ciclo de Palestras do Programa de Preparação para Aposenta...

Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e no auditório da EJE-PE, o I Ciclo de Palestras do Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA. O Ciclo tem por objetivo proporcionar aos servidores a possibilidade de reflexão e ampliação da percepção de futuro, estimulando sua preparação emocional, econômico-financeira, social e melhoria na qualidade de vida, visando sua aposentadoria.

No primeiro dia de palestras do Programa, a Diretora Geral, Marília Berquó e o Secretário de Gestão, Antônio Nascimento, proferiram discursos de boas vindas aos presentes e logo a mediadora do evento, Drª Carla Patrícia Félix, convidou o primeiro profissional, Profº Jefter Campos, especialista em exercícios físicos, para iniciar a primeira palestra, onde abordou a fundamental importância que a movimentação do corpo tem para idosos, além de benefícios à saúde, como: melhoria da capacidade cardiorespiratória, equilíbrio e da segurança do próprio corpo; diminuição da perda natural da massa muscular advinda da idade avançada; aumento da resistência dos ossos; prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas; melhorias no humor e disposição física.

O segundo palestrante foi o Geriatra do Real Hospital Português, Drº Lucas Andrade, apresentando gráficos e dados estatísticos relacionados a faixas etárias, expectativas de vida, capacidades e funcionalidades humanas ao longo dos anos, atreladas a fatores retardantes do envelhecimento, entre eles a realização de atividade física regular, alimentação saudável e o não consumo de álcool e cigarro.

Taisa Uchôa, especialista em Nutrição Esportiva, deu continuidade ao Ciclo, abordando a temática do envelhecimento com saúde levando em conta uma boa alimentação, e apresentando dicas para uma dieta diária saudável e balanceada, baseada em cuidados relacionados a prevenção de doenças mais comuns na terceira idade.

A palestra final coube à dentista do trabalho, Cecília Guedes, que falou da importância da prevenção de doenças bucais desde o início da vida, além de listar e explicar alguns dos principais casos de problemas odontológicos em idosos e quais tratamentos mais indicados para cada um deles.

Ao fim da primeira parte do Ciclo, houve um debate também mediado pela Drª Carla Patrícia Félix, entre os servidores e presentes, realizando perguntas aos cinco profissionais com objetivo de esclarecer suas principais dúvidas. Logo após foi servido um coquetel aos participantes, e no retorno foi apresentado o Panorama do PPA, uma espécie de diagnóstico em forma de formulário para acompanhar a situação de cada servidor até o momento de sua aposentadoria.

A programação desta terça-feira (19) contou com palestras sobre Aspectos Legais da Aposentadoria com Thiago Bandeira; Relações Familiares na Aposentadoria: Um Novo Tempo ministrada por Lúcia Salvari; além de uma atividade lúdica: "Respirar, Movimentar e Sentir", realizada por Jóia Lacerda, servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-PE. Já a quarta-feira (20), contará com palestras sobre Planejamento Financeiro com Carlos Adney Bezerra Costa; Empreendedorismo com Isabel Noblat do SEBRAE; e Palestra Projetando o Futuro ministrada por Conceição Batista, Gerontóloga.

A equipe organizadora do Ciclo de Palestras do Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA, é formada por: Cláudia Toscano, Claúdia Christine, Cláudia Soriano, Iris Guedes, Jóia Lacerda, Mirian Reis, Lídia Trindade, Thayse Barbosa, Alzira do Vale e Terezinha Dantas.

O Programa de Preparação para Aposentadoria segue a Lei nº 8.842, de 04.01.1994, Capítulo IV, Das Ações Governamentais:
"criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.", além de artigo Estatuto Nacional do Idoso, Capítulo VI, Art. 28:
"... preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania."  

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido