Eleições 2016 - 1º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove até 11 de dezembro de 2015, em todo o país, o 1ºSimulado Nacional de Hardware das Eleições 2016, dando continuidade aos preparativos para as Eleições Municipais 2016, com o propósito de identificar componentes de hardware das urnas eletrônicasque poderiam apresentar falhas nas próximas eleições.
O TRE-PE está participando do evento no período de 13 a 27 de novembro de 2015 e todas as operações com as urnas foram realizadas em ambiente físico simulado, espelhado do real. Uma equipe técnica de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - STICe servidores de demais unidades deste Regional estiveram concentrados nos preparativos.
O simulado envolveu a geração de mídias e a preparação das urnas, a fim de que 50 servidores voluntários, previamente cadastrados no ambiente como se fossem eleitores, pudessem iniciar, em 24 de novembro, a habilitação biométrica e a votação nas urnas instaladas no QG Recife, bem como o registro de todas as ocorrências até 27 de novembro.
Foram utilizadas em Pernambuco neste simulado, cerca de 900 urnas adquiridas pela Justiça Eleitoral entre 2004 e 2013, correspondendo a aproximadamente 4% do parque de urnas eletrônicas do Estado.
Com esta ação, o TSEpoderá analisar as ocorrências registradas em todo o país e planejará medidas para correção dos problemas identificados, em busca da realização de um pleito tranquilo. Até outubro de 2016 está prevista a realização de mais três simulados nacionais, um ainda com foco no hardware da urna, e os outros dois simulados com foco nos softwares e na segurança do processo eleitoral.