Ascom do TRE-PE participa de Encontro Nacional de Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral em Brasília

Assessores dos 24 Regionais Eleitorais (TREs) reunidos

Encontro de Comunicação no TSE
A servidora Sílvia Kátia de Freitas Morais, representou a Ascom do TRE-PE, no Encontro de Assessores de Comunicação, que aconteceu no TSE, na quinta (24) e sexta (26), em Brasília. Participaram do encontro da categoria, assessores de Comunicação de 24 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo do evento foi trocar experiências, estreitar o relacionamento entre os jornalistas, debater e definir estratégias para a área de comunicação dos regionais.

 

O secretário-geral da Presidência do TSE, Luciano Fuck, deu boas-vindas aos participantes e aproveitou o momento para destacar o importante trabalho desenvolvido pela assessoria de comunicação na divulgação das ações da Justiça Eleitoral e na prestação de serviços a eleitor.

“A gente precisa atingir todos os cidadãos brasileiros, inclusive aqueles que ainda não tem sequer o registro eleitoral. É uma missão difícil. Do Oiapoque ao Chuí, há desafios dos mais diferentes possíveis, e grande parte desses desafios é vencida com o trabalho e o esforço dos senhores”, disse.

Fuck também pediu o apoio das equipes de comunicação dos TREs para divulgar a Identificação Civil Nacional (ICN), criada pela Lei n° 13.444/2017, sancionada este mês, e cujo banco de dados será administrado pela Justiça Eleitoral.

“Agora, a nossa preocupação, desde a aprovação da ICN, não é apenas com 145 milhões de eleitores e sim com os mais de 200 milhões de cidadãos. A Justiça Eleitoral, por ter feito bem o seu trabalho, ficou encarregada de mais uma missão, que é a da ICN. E grande parte dessa missão também vai depender do importante trabalho que os senhores fazem na comunicação”, concluiu, desejando a todos um encontro profícuo e fértil em iniciativas.

Reestruturação do Portal

Um dos temas apresentados na manhã do primeiro dia(25) foi a reestruturação do Portal do TSE e dos portais dos regionais, realizada com base nas propostas apresentadas pelo grupo de trabalho composto pela Ouvidoria, Assessoria de Comunicação (Ascom), Secretaria Judiciária (SJD), Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) e Secretaria de Gestão da Informação (SGI).

O objetivo do trabalho é aprimorar os portais e melhorar a usabilidade por parte dos seus principais usuários, tais como jornalistas, advogados, eleitores, candidatos, partidos e órgãos de controle. Foram desenvolvidas nova interface e novas funcionalidades e, no caso do Portal do TSE, foi feita uma interferência profunda na arquitetura da informação e gestão de conteúdos.

Conforme observou a secretária de Gestão da Informação da Corte Eleitoral, Janeth Melo, o TSE é um Tribunal que presta serviço. “Então, a primeira coisa que o usuário procura ao acessar o nosso site são os serviços, como certidões, prestação de contas. Nós estamos trabalhando muito, por meio de um grupo de trabalho, e tentando atender a todos os TREs, num trabalho sério, visando a usabilidade e a acessibilidade”, destacou.

Redes Sociais

Outro tema discutido foi sobre redes sociais, Facebook e comunicação interna. O diretor-geral e sua equipe também falaram aos participantes sobre rezoneamento eleitoral e nova urna eletrônica.

No painel "redes sociais”, a analista de políticas públicas do Facebook, Deborah Delbart, falou um pouco da sua atuação e deu dicas de como se comunicar na plataforma de forma eficiente. Segundo ela, as páginas oficiais das instituições precisam seguir alguns pontos fundamentais para ter um retorno efetivo.

“Interaja sempre com o usuário. Mantenha conversa. Outra dica importante é atualize a página, deixe sempre com novidade, coloque conteúdos todos os dias. Não existe o número ideal de postagens, mas é preciso manter a qualidade da informação e não a quantidade”. A especialista também lembrou a importância de se fazer uma estratégia móbile para as redes. “A grande parte dos usuários acessa o Facebook pelo celular”, complementou.

O Diretor Executivo da WeGov e empreendedor público, André Tamura ressaltou que a interação é um dos maiores objetivos da existência de mídias sociais em órgãos públicos. Para André, é preciso treinar, testar e experimentar a forma de transmitir a mensagem para então verificar se ela é a mais adequada.

André citou ainda alguns exemplos de sucesso e outros não tão bem sucedidos de utilização inadequada das redes sociais. Deu um exemplo que ocorreu em um estado, onde o governo utilizou as plataformas on-line para reverter uma crise. Segundo ele, o resultado foi exitoso. 

 

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