Mutirão do TRE-PE é oportunidade de regularizar situação eleitoral
Cidadão pode coletar biometria ou fazer primeiro título

Falta uma semana para o primeiro mutirão de coleta biométrica do ano. Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, os pontos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em todo estado estarão funcionando em horário ampliado para receber as eleitoras e eleitores que precisam cadastrar a sua digital, tirar o primeiro título, entre outros serviços. A biometria vai agilizar o processo de identificação dos eleitores no dia 4 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais 2026.
Durante o mutirão, o funcionamento das unidades de atendimento do TRE-PE será das 8h às 16h, inclusive no sábado. Para participar, será necessário fazer o agendamento prévio (clique aqui). Antes de agendar, o Tribunal recomenda que o eleitor verifique se já possui biometria coletada, acessando aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da atendente virtual Júlia ou pelo Disque Eleitor: (81) 3194-9400.
Postos de Atendimento:
Em cidades com níveis baixos de biometria, o TRE Pernambuco abriu postos de atendimento descentralizados, reforçando sua rede de cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor. A medida tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços, especialmente em municípios do interior, onde a sede de um cartório eleitoral atende mais de uma localidade.
No caso do Recife e Olinda, além das centrais de atendimento, há a possibilidade de agendamento nos Expressos Cidadão nos shoppings Riomar e Patteo, respectivamente. Já no caso de Jaboatão dos Guararapes, além da central de atendimento e do Shopping Guararapes, seis outros postos de atendimento estão disponíveis.
Serviços:
Durante o mutirão, os servidores do TRE-PE estão a postos para além da biometria, fazer o alistamento eleitoral, ou seja, o primeiro título, realizar correções de cadastro (alterações de nomes ou outros dados), alterar o domicílio e resolver pendências, como a suspensão do título. Também será possível emitir certidões e solicitar transferências.
Documentos:
Todos os documentos deverão ser apresentados em original , não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.
Para comprovação da identidade deverão ser apresentados um dos seguintes documentos:
- carteira de identidade (RG);
- carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional ;
- certidão de nascimento ou casamento;
- carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
- instrumento público do qual se infira, por direito, ter o eleitor idade mínima de 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários a sua qualificação ou documento do qual se infira a nacionalidade brasileira do requerente (Lei nº 7.444, art. 5º, § 2º).
Para comprovação do domicílio deverá ser apresentado um dos seguintes documentos:
- contas de luz, água ou telefone em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos nos 03 (três) meses anteriores ao preenchimento do requerimento;
- envelopes de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor ou parente até 2º grau, emitidos ou expedidos nos 03 (três) meses anteriores ao preenchimento do requerimento;
- contracheque ou cheque bancário em que constem endereço e nome do eleitor;
- contrato de locação em nome do eleitor ou parente até 2º grau;
- documento expedido pelo INCRA;
- declaração da escola comprovando a matrícula do eleitor ou de filho(s) do mesmo;
- certidão de nascimento ou de casamento do eleitor ou de filho(s) do mesmo, com registro no cartório de registro civil dos respectivos municípios.
Para fazer o primeiro título, não serão aceitos CNH e passaporte. Ainda, será exigido o certificado de quitação do serviço militar obrigatório aos requerentes do sexo masculino, no ano em que completa 19 anos.
A prova de identidade só será admitida se feita pelo próprio eleitor, mediante apresentação de um ou mais documentos especificados, sendo obrigatoriamente, originais. Não serão aceitos como documentos de identificação: crachás, CPFs, carteira funcional e carteira de estudante.

