Encontro de Comunicação no TSE debate e define estratégias para a área

Encontro de Comunicação no TSE debate e define estratégias para a área

TRE-PE - OFICINA DE ESTÚDIO TSE

A servidora Sílvia Kátia de Freitas Morais, representou a Ascom do TRE-PE, no Encontro de Assessores de Comunicação, que aconteceu no TSE, na quinta (24) e sexta (26), em Brasília. O objetivo do evento foi trocar experiências, estreitar o relacionamento entre os assessores de Comunicação dos regionais, debater e definir estratégias para a área. Veja abaixo a segunda parte da cobertura realizada por ela durante o evento.

Rezoneamento

O diretor-geral do TSE, Maurício Caldas de Melo, também aproveitou o encontro para esclarecer alguns pontos sobre rezoneamento, que é o remanejamento das Zonas Eleitorais. O diretor lembrou que essa discussão faz parte de uma ação em andamento do TSE para “evoluir a sistemática de atendimento ao eleitor, principalmente provocada pelo ICN [Identidade Civil Nacional] que entra agora no contexto”.

Cerca de 500 poderão ser transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições. Hoje são 3.033 zonas eleitorais existentes. Além disso, haverá uma economia anual de aproximadamente R$ 74.000.000,00 aos cofres públicos. O diretor-geral explicou que nada vai prejudicar o atendimento ao eleitor e não haverá alteração dos locais de votação. “As zonas eleitorais que forem extintas vão passar a receber centrais de atendimento para a continuidade dos trabalhos, sem qualquer prejuízo aos eleitores”.

O coordenador de Logística do TSE, Rafael Azevedo, falou aos convidados sobre o novo layout da urna eletrônica. Ele fez um resumo e explicou como vai funcionar o novo equipamento que, segundo ele, será mais moderno, eficiente e funcional.

Comunicação Interna

A Comunicação Interna dos órgãos da Justiça Eleitoral é conduzida por unidades diferentes. Independentemente do responsável por esta gestão, (Assessoria de Imprensa, Gestão de Pessoas ou outra área), o mais importante para uma comunicação eficiente é que haja um comitê que conte com a colaboração de todas as demais áreas do Tribunal. Essa foi uma das dicas dos servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre França e Fábio Gomes, que também participaram do encontro dos assessores do TSE.

Os servidores do TCU falaram ainda da importância de mapear o público interno para que o órgão saiba exatamente com quem está falando antes de escolher uma ferramenta ou tecnologia de informação.

Isso é necessário, segundo os palestrantes, devido às diferentes gerações de servidores, que tem desde idade até costumes diversos, o que é uma realidade de todos os órgãos públicos. Outra dica dos colegas do TCU para uma comunicação eficiente é conscientizar os líderes e autoridades da importância do contato permanente e estreito com os servidores para que as informações cheguem de forma correta, rápida e contribuam para diminuir os ruídos de comunicação que conhecemos como “rádio corredor”.

EJE

Durante o evento, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE), Fabio Quintas informou aos assessores de imprensa que a Escola está preparando várias ações educativas, entre elas: o Curso Democracia e Justiça Eleitoral , na modalidade EAD, que estará disponível a partir de 18 de agosto e o #partiumudar, direcionado aos estudantes do ensino médio. Ao agradecer os Regionais pela parceria já firmada na divulgação das ações da EJE, Quintas lembrou que, semanalmente, a Escola Pública publica o vídeo Boletim Informativo (Bieje). destinado a orientar magistrados, candidatos, eleitores e demais interessados no Direito Eleitoral e contribuir com a promoção da cidadania e a conscientização política da sociedade brasileira.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido