Fernando de Noronha recebe Programa Eleitor do Futuro

Fernando de Noronha recebe Programa Eleitor do Futuro

TRE-PE - Programa Eleitor do Futuro Noronha

Nesta quinta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) “Arquipélago Fernando de Noronha” mais um evento do Programa Eleitor do Futuro, comandado pelo presidente Antônio Carlos Alves da Silva e a equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Mais de 60 alunos da escola da ilha prestigiaram as palestras realizadas pelo diretor da EJE, Delmiro Campos, o secretário Eduardo Japiassu e o próprio presidente Antônio Carlos. Mas os próprios alunos é que foram protagonistas do evento. O momento de maior destaque foi a leitura, pela aluna Kelly Soares, de um monólogo de sua própria autoria, denominado Cidadania (leia aqui na íntegra). A aluna de 15 anos tinha o rosto pintado com as cores da bandeira nacional.

Os estudantes apresentaram ainda números musicais, com uma dupla de cantoras acompanhadas por um violonista mirim, além de um grupo de flautistas, que encantaram a todos os presentes.

Em sua fala aos jovens, o diretor Delmiro Campos incentivou: “Mantenham a alegria da música, da flauta, do violão, mas ao mesmo tempo aumentem as suas reivindicações. Essa voz não pode ser calada”. Lembrou ainda da situação diferenciada de Fernando de Noronha, que não conhece a violência urbana do restante do país, mas que ainda assim tem muitos outros problemas, que podem ser resolvidos pelos futuros eleitores locais.

Já o desembargador Antônio Carlos destacou a oportunidade que os novos eleitores terão de transformar o país. “Vocês não eram nascidos na época da revolução ocorrida há mais de 30 anos. Hoje serão os agentes de mais uma grande mudança. Procurem sonhar o impossível para conseguir”, enfatizou. Contou ainda a sua história de vida, destacando a importância de nunca ter parado de estudar.

O próximo evento do Programa Eleitor do Futuro será no Centro de Convenções, em Olinda, no dia 6 de junho de 2017, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco. São esperados mais de 600 alunos da rede estadual.

Saiba mais - O principal objetivo do Programa Eleitor do Futuro é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes a partir de seu envolvimento responsável com as questões éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. Participam do programa os alunos de 12 a 16 anos de escolas públicas e particulares.

A cada eleição, está diminuindo o número de jovens entre 16 e 18 anos que optam por tirar seus títulos. Nos últimos quatro pleitos, em Pernambuco, o índice nessa faixa etária, que é contemplada com o voto facultativo, caiu 42%. O problema é ainda maior se considerarmos apenas os jovens de 16 anos, dos quais quase 56% decidiram adiar sua entrada no sistema eleitoral. A tendência se intensificou após os escândalos divulgados em 2012 e a onda de protestos ocorrida em 2013.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE implantou desde 2006 o Programa Eleitor do Futuro que tem como principal objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania e da participação política de maneira responsável na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cujas palestras são realizadas por servidores do tribunal em diversas cidades do Estado de Pernambuco.

Em 2016, o programa alcançou mais de 2.000 mil alunos de municípios como Santa Filomena, Santa Cruz, Ipubi, Ouricuri, Araripina, Granito, Trindade e Exu. As palestras foram iniciadas através da parceria da Gerência Regional de Educação de Araripina com a Escola Judiciária Eleitoral.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido