TRE-PE se prepara para auditoria da Votação Eletrônica

O processo, que teve alterações esse ano para proporcionar mais transparência, ocorrerá no mesmo dia e hora do pleito de 2018

A imagem apresenta os membros da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica durante a reunião.

O presidente da comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições de 2018, Dr. Eduardo Guilliod Maranhão, convocou na manhã desta quarta-feira (26) os responsáveis de cada setor envolvido no processo de auditoria para discutir sobre a logística necessária. Foram convocados para participar da reunião a Assessoria de Comunicação (ASCOM), a Seção de Transporte (SETRANS) e a Assessoria de Segurança (ASSEG).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em junho deste ano, a Resolução nº 23.574/2018, que trata da auditoria para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, uma medida inédita das Eleições 2018 e que visa dar ainda mais transparência ao processo eleitoral, além de atestar a confiabilidade da votação por meio eletrônico.

Trata-se da auditoria em tempo real das urnas eletrônicas. A nova modalidade de auditoria ocorrerá antes do início da votação, em seções eleitorais sorteadas na véspera do pleito, e poderá ser acompanhada diretamente por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

A auditoria em tempo real consistirá em verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral, imediatamente antes da emissão da zerésima e do início do pleito. A zerésima é o relatório emitido pela urna, antes da votação, que traz a identificação do equipamento e comprova que nele estão registrados todos os candidatos, e que nenhum deles computa voto, ou seja, que a urna tem zero voto.

Pela resolução aprovada, tão logo receba o comunicado do presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica sobre a seção eleitoral e o número da urna sorteada para a auditoria em tempo real, o juiz da respectiva zona eleitoral convocará os partidos políticos e integrantes da OAB e do Ministério Público para que compareçam às 7h do dia da votação na seção sorteada, de modo a acompanhar a auditoria da urna eletrônica.

No Recife, a auditoria será realizada no Anexo do TRE situado na Av. Rui Barbosa, 320, 1º andar, Graças, no mesmo dia e horário da votação oficial, das 7h às 17h. Das doze seções, que serão sorteadas no sábado, 6/10, às 9h, na sede do Tribunal Regional de Pernambuco, as quatro primeiras urnas sorteadas serão auditadas mediante votação paralela e as oito urnas restantes serão submetidas à verificação de autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados, nos próprios locais das respectivas seções eleitorais, antes de iniciada a votação oficial.

Para saber mais, visite a página do TRE sobre Auditoria da Votação Eletrônica.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido