Perdeu o prazo para regularizar o seu título? Saiba o que fazer!

Eleitor poderá buscar a Justiça Eleitoral para regularizar as suas pendências

Eleitor poderá buscar cartório eleitoral e solicitar uma revisão do seu título

Encerrou ontem (6) o prazo para o eleitor regularizar sua situação eleitoral, evitando o cancelamento do seu título. Aqueles que faltaram às urnas por três turnos e nãojustificaram a ausência tiveram os títulos automaticamente cancelados.

Para evitar o procedimento de cancelamento o eleitor faltoso teria que justificar a sua ausência ao pleito ou pagar multa.

A justificativa pôde ser realizada no dia das eleições, em qualquer local de votação, ou após as eleições, até o dia 27 de dezembro de 2018, nos cartórios eleitoraisCentrais de Atendimento ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral e online pelo sistema Justifica.

Decorrido o prazo de justificativa (até o dia 27 de dezembro de 2018), o eleitor faltoso ainda poderia compareceraté ontem (06 de maio), a um dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral, pagar uma multa e regularizar a sua situação. Aqueles que não compareceram para regularizar a pendência até ontemmediante o pagamento de multa, tiveram os títulos automaticamente cancelados.

Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio. A consulta poderá ser feita no site do TRE-PE clicando em http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral-consultas.

Tive o título cancelado e agora?

Para regularizar a sua situação eleitoral, o eleitor que teve o título cancelado deve comparecer a um Cartório Eleitoral, Central de Atendimento ao Eleitor ou posto de atendimento da Justiça EleitoralPara o atendimento é necessário agendamento prévio que pode ser feitoclicando aqui.

Ocidadão também pode realizar o agendamento instalando o aplicativo Agendamento Eleitoral PE, disponível para iOS ou Android, que permite ao eleitor solicitar, consultar, alterar ou cancelar um agendamento de atendimento junto aos cartórios eleitorais e centrais de atendimento de Pernambuco.

Para atendimento na Central de Atendimento ao Eleitor de Recife, além das opções acima, o cidadão conta com os telefones (81) 3194-9152 ou 3194.9153 para efetuar o agendamento.

As Centrais de atendimento, cartórios eleitorais e postos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Para agilizar o procedimento o cidadão pode gerar a guia de multa clicando aqui, pagar em uma unidade do Banco do Brasil e levar ao local de atendimento na data e hora marcada.

Documentos necessários

Documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH, passaporte), título eleitoral, comprovante de residência (em nome do eleitor emitido ou expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento). Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.

O eleitor que permanecer em situação irregular incorrerá em uma série de impedimentos, como obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo etc.

Quem mora no exterior

O eleitor que estiver no exterior, teve o seu título cancelado quiser regularizar a sua inscrição eleitoral deverá comparecer à repartição Consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade, munido de documento oficial de identificação, ou comparecer ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor, quando retornar ao Brasil.

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Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

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