TRE-PE estimula biometria no Agreste

Caravana da Biometria foi a Bom Conselho, Terezinha e São João, reuniu lideranças municipais e pediu apoio de todos para o recadastramento

Caravana da Biometria foi a Bom Conselho, Terezinha e São João, reuniu lideranças municipais e p...

A um ano das Eleições Municipais de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) intensifica as ações para estimular o recadastramento biométrico nos 45 municípios do estado que estão no chamado ciclo obrigatório.

Na última semana, o presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, conduziu audiências públicas em três municípios do Agreste pernambucano: Bom Conselho, Terezinha e São João.

Com as audiências, o TRE-PE busca tirar dúvidas sobre o recadastramento, alertar para os transtornos causados aos que não atenderem ao chamado da Justiça Eleitoral e, claro, pedir o empenho de todos.

Lideranças políticas, comunitárias, religiosas, além de servidores, estudantes e a população em geral, participaram das audiências públicas.

A Caravana da Biometria chegou ao Agreste na última quinta-feira (24/10). Em Bom Conselho, ao lado do juiz eleitoral Patrick de Melo Gariolli, o presidente Frederico Neves falou sobre a importância do ato de votar e destacou que o Judiciário tem que se aproximar cada vez mais da população.

O desembargador também se mostrou feliz por ver tantos jovens na plateia e citou Martin Luther King (1929-1968), um dos mais importantes defensores dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Aos gestores públicos, lideranças locais e estudantes, o presidente Frederico Neves lembrou a célebre frase do pastor e ativista político: "A mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: ­ O que fiz hoje pelos outros?"

Bom Conselho tem 35.613 eleitores, mas apenas aproximadamente 22 mil fizeram o recadastramento até agora. A secretária de Governo do município, Catarina Tenorio Cavalcanti, disse que a prefeitura iria mobilizar servidores para, durante a feira, aos domingos, realizar o agendamento de eleitores interessados na biometria. O técnico do TRE-PE, Eduardo Lucas, que coordena o processo de recadastramento biométrico em Pernambuco, pediu aos presentes na audiência que se tornassem voluntários com o mesmo propósito: agendar o atendimento de eleitores.

No dia seguinte, sexta-feira (25/10), a comitiva do TRE-PE chegou a Terezinha, município que vem tendo um desempenho muito bom no processo de recadastramento. Até agora, dos 6.165 eleitores, cerca de 5 mil já compareceram ao cartório eleitoral para fazer a biometria.

Durante a audiência, coube ao juiz Patrick de Melo Gariolli dá as boas vindas a todos ali. "O empenho dos senhores vai contribuir para que tenhamos uma sociedade melhor", disse.

Já em São João, também no Agreste, agora acompanhado pelo juiz eleitoral Andrian de Lucena Galindo, o presidente Frederico Neves agradeceu a presença de todos e fez questão de lembrar que, com o recadastramento biométrico, o risco de fraude nas eleições será totalmente eliminado.

Com o sistema biométrico de identificação, nenhum eleitor poderá votar no lugar de outro. Vale lembrar também que o eleitor que não fizer a biometria terá o título cancelado. Assim, além de não poder votar, também ficará impedido de receber benefícios sociais (Bolsa Família, por exemplo), tirar ou renovar passaporte, tomar posse em cargo ou emprego público, fazer matrícula em universidades ou tomar empréstimos em bancos oficiais.

É indispensável que a Justiça e os cidadãos caminhem no mesmo sentido, unindo as suas forças com vistas ao aprimoramento do processo eleitoral, evitando as fraudes e garantindo a total segurança no ato de votar", disse o presidente do TRE-PE, Frederico Neves.

ELEITOR DO FUTURO
Enquanto as audiências públicas têm o objetivo de mobilizar aqueles que já são eleitores, o Programa Eleitor do Futuro, como o nome já indica, foca jovens e adolescentes que só nos próximos anos irão comparecer às urnas para decidir os rumos do país.

Entre uma audiência pública e outra, o TRE-PE realizou o Eleitor do Futuro em Bom Conselho.

A emoção tomou conta da quadra eportiva do Educandário Menino Jesus de Praga quando alunos da Escola Coronel José Abílio, Frei Caetano de Messina e Francisco de Matos Sobrinho cantaram, recitaram poesia, encenaram peças teatrais e contaram suas experências de vida.

O Eleitor do Futuro é coordenado e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE. Dias antes do chamado evento de culminância, os servidores Eduardo Japiassú e Jeovane Ramos, vão às escolas locais, conversam com alunos e professores, ouvem relatos, idealizam e concretizam um verdadeiro espetáculo em nome da democracia.

Em Bom Conselho não foi diferente.

Após 1 hora e 20 minutos de celebração à esperança, o evento chegou ao fim. E todos ficaram com o espírito mais leve, com a certeza de que, apesar dos obstáculos, ainda é possível acreditar em dias melhores. "O projeto Eleitor do Futuro é uma iniciativa a serviço do bem, na medida em que visa a estimular e capacitar os jovens para o exercício da cidadania, escolhendo, no momento certo, os seus representantes, dentre aqueles mais bem preparados e comprometidos com a coisa pública", disse o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido