TRE-PE divulga o lançamento da 4ª edição do Manual Para Destinação e o aplicativo CATAKI
Os projetos são iniciativas socioambientais que ajudam a difundir o descarte sustentável e reciclável de resíduos.

E agora, onde descarto? Essa pergunta sempre vem à mente de quem já adotou um consumo responsável, e não por acaso: é que apenas 17% dos brasileiros têm acesso a um sistema público de coleta seletiva. Isso faz com que todo ano o Brasil perca R$ 14 bilhões por enterrar seus resíduos em vez de reciclá-los. Mudar essa realidade depende também de você.
E a resposta pode estar no recém-lançado MANUAL PARA DESTINAÇÃO 4ª EDIÇÃO - Orientação ao Consumidor Sustentável sobre como e onde Destinar seus Resíduos Sólidos em Pernambuco e também no aplicativo CATAKI.
O Manual em formato de e-book (que pode ser acessado aqui https:https://semas.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/manualdestinacao2020-final.pdfé fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR-PE). Sua estrutura é bem simples e inclui os tipos de resíduos sujeitos à Logística Reversa (retorno ao ciclo produtivo) com uma breve explicação conceitual, os cuidados a serem tomados e os locais ambientalmente adequados para descartar esses resíduos.
Nesta versão foram ampliadas as informações da logística reversa de embalagens e abriu a possibilidade de o cidadão colaborar, inserindo eventuais novos contatos de recepção de resíduos ou correções decorrentes de alterações momentâneas de endereço ou de outras informações, e ainda fazer sugestões. No tópico relativo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, você encontrará um link onde é possível obter a listagem de tais locais.
Outro recurso de grande utilidade para localizar catadores autônomos é o aplicativo CATAKI - Pimp My Carroça (Play Store ou App Store). Trata-se de uma iniciativa de origem popular, premiada internacionalmente, e que visa conectar geradores de resíduos aos catadores do local.
No CATAKI você encontrará dicas de como separar os resíduos, mapa com a localização dos catadores, os tipos de resíduos que coletam e o telefone de contato. Ao solicitar o serviço de um catador, lembre-se de sempre combinar um valor por esse serviço ambiental. Eles precisam e merecem.
Considerando que os resíduos podem ser fontes de contágio, como medida de segurança sanitária, A AGS recomenda:
1. Borrife os materiais com solução de água sanitária (diluída no mesmo volume de água) assim que descartar.
2. Se não puder fazer esse tratamento, guarde os resíduos por 5 dias antes da entrega
3. Cuidado para não misturar luvas, máscaras, lenços ou outros itens de higiene aos materiais recicláveis. Aqueles devem ir para o lixo comum,
4. Na hora de fazer a entrega dos recicláveis, use máscara e esteja com as mãos higienizadas
5. Se alguém em casa estiver com suspeita de Covid-19, suspensa a entrega.
Os catadores foram muito afetados nessa Pandemia. Seja solidário também com esse grupo. Se puder, doe itens de higiene, proteção e alimentos.
Texto: AGS
Fontes: Manual de Destinação - 4ª Edição e CATAKI