Centro de Memória da Justiça Eleitoral participa da Semana Nacional de Museus
A programação terá oficinas, palestras e visitas guiadas

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), participa da 21ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá, em todo Brasil, no período de 15 a 21 de maio. O Centro de Memória da Justiça Eleitoral (Cemel), localizado na sede da EJE, na avenida Rui Barbosa (Graças), na antiga sede do TRE, está com programação composta por visitas guiadas e a exposição Pioneiras, no edifício-sede do tribunal, localizado na Avenida Agamenon Magalhães (Derby); por oficinas e palestras. As ações da Justiça Eleitoral dentro da Semana Nacional do Museu serão de 15 a 19 de maio.
A programação é aberta a todos/as mediantes agendamento. A EJE, porém, preparou eventos específicos voltados para estudantes do ensino fundamental e médio. O agendamento para visitação de escolas poderá ser feito através do telefone (81) 3194-9446. A disponibilidade é de até 30 estudantes por visita.
Confira a programação completa clicando aqui.
Durante a Semana Nacional de Museus na EJE, as atividades incluem uma visita guiada à sede da Escola e ao Cemel, para identificar elementos do patrimônio cultural local, da evolução do nosso sistema eleitoral, além de roda de diálogo conduzida pela Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) do tribunal. Nesta atividade, os estudantes poderão participar da oficina “Descobrindo o Patrimônio Cultural Local e suas conexões com as ODSs”, com conceitos de patrimônio cultural e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A atividade se encerra com os estudantes apresentando as conexões que fizeram entre o patrimônio apresentado e as ODSs, através de desenhos ou textos. O objetivo é enfatizar a importância da preservação e valorização do patrimônio cultural local, bem como destacar sua contribuição para alcançar um mundo mais justo e sustentável.
Outra atividade prevista na programação para os estudantes é a Oficina com Documentos Históricos, em parceria com o projeto Memória da Democracia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os alunos terão a oportunidade de trabalhar diretamente com documentos do acervo do TRE, onde aprenderão a fazer uma descrição sumária desses documentos, entendendo sua importância histórica e cultural.
A atividade permitirá aos alunos vivenciarem a história e a cultura de seu país, bem como desenvolverem habilidades de leitura, análise e interpretação de documentos históricos. Ao final da oficina, os alunos terão uma maior compreensão da importância dos documentos históricos para a preservação da memória coletiva e da cultura de um povo.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Nacional dos Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.
O objetivo é valorizar a importância dos museus como espaços de preservação, educação e entretenimento, promovendo reflexões sobre temas relevantes e atuais, além de introduzir no cotidiano dos estudantes a vivência e a intimidade com o espaço museal.