16 de março: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
A Assessoria de Gestão Socioambiental do TRE-PE lembra a data

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi criado em 2011 com o intuito de viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas.
O TRE-PE, por meio do seu Plano de Logística Sustentável (PLS), busca minimizar os impactos ambientais gerados pelas atividades do Tribunal no que diz respeito também a mudanças climáticas. O PLS está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Como exemplo dos esforços do Tribunal, em 2022, houve uma redução no consumo de água em 22,52%, em relação ao ano de 2018 (ano de Eleição Geral anterior). Além disso, adotando o uso racional do papel, houve redução no consumo de cerca 684.500 folhas de papel A4 em relação ao ano de 2018, evitando assim a derrubada de cerca 69 árvores.
As mudanças climáticas trazem inúmeros reflexos negativos, como temperaturas extremas, tempestades e/ou secas intensas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar e derretimento de geleiras. Alguns hábitos adotados pelo TRE-PE, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis, contribuem para mitigar este cenário.