Programa Eleitora e Eleitor do Futuro atende estudantes surdos no Recife

Edição levou palestra sobre educação política à Escola Governador Barbosa Lima

TRE-PE - Programa Eleitora e Eleitor do Futuro atende estudantes surdos no Recife

Um papo sobre cidadania, inclusão e a arte de sonhar. Assim aconteceu, na última terça-feira (30/4), mais uma edição do programa Eleitora e Eleitor do Futuro, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE). Desta vez, o projeto atendeu estudantes surdos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Governador Barbosa Lima, no Recife.

Na ocasião, os alunos e alunas puderam assistir a uma palestra sobre educação política e aprender noções do processo eleitoral brasileiro. Para a estudante Raissa Alana, de 12 anos, foi uma oportunidade de entender mais a fundo conceitos como voto, eleição, cidadania e democracia, disse em tradução realizada pela intérprete de Libras Silvana. “Eu aprendi muito com a palestra. Ficou bem mais claro.”

A iniciativa foi promovida pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que fornecerá ainda transporte gratuito para que os estudantes interessados em tirar o primeiro título sejam recebidos em uma das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral. Para isso, membros da comissão acompanharam o evento e reuniram os nomes dos alunos.

De acordo com o coordenador da EJE-PE, Eduardo Japiassu, iniciativas como essa, por parte da Justiça Eleitoral, carregam uma representatividade imensurável. “Não dá para a gente medir. A gente trabalha com essa possibilidade de inclusão, de trazer a informação para todas e para todos e fazer com que essas meninas e meninos acreditem que também são agentes transformadores de uma sociedade”, avaliou.

Todo o encontro foi acompanhado por intérpretes de Libras, que garantiram a tradução simultânea. Durante o evento, os estudantes também puderam ter contato com a urna eletrônica pela primeira vez, tirar dúvidas sobre o seu funcionamento e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis na hora da votação.

“Eu fico agradecida por essa iniciativa, porque são poucos que lembram desse público, principalmente os surdos”, destacou a professora Deise Azevedo Lins, da Erefem Governador Barbosa Lima. “Para a escola, representa um leque, porque abre portas para a acessibilidade. Isso é muito importante.”

Segundo o servidor do TRE-PE, Henrique Pereira, é essencial que a Justiça Eleitoral promova cada vez mais a acessibilidade e a inclusão. “Cada vez mais, a ideia da Justiça Eleitoral é incluir pessoas com qualquer tipo de deficiência, porque todos são cidadãos e cidadãs. A gente tem que incluir todo mundo para que a nossa democracia seja cada vez mais plural e cada vez mais inclusiva.”

Eleitora e Eleitor do Futuro

O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que tem como objetivo capacitar e engajar jovens de até 17 anos de idade em torno de temas como cidadania e educação política, levando palestras e simulações com urnas eletrônicas às escolas.

O projeto atende escolas da rede pública e privada. As instituições interessadas em receber as atividades podem fazer a solicitação através do site do TRE-PE. Para isso, basta clicar aqui. Todas as ações são conduzidas por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral devidamente capacitados.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido