Enastic destaca papel da tecnologia para a democracia, o Judiciário e a sociedade

Evento, no Recife, reuniu representantes de vários TREs

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | Recife

Combate à desinformação. Segurança de dados. A tecnologia a serviço da atividade judicante. Inteligência artificial. Futurismo. Saúde mental. Troca de experiências. A 3ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Eleitoral (Enastic), realizado da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife, com apoio do TRE-PE, entre os dias 20 e 22 de agosto, trouxe vários temas para debate, todos apontando para uma direção: como a tecnologia pode fortalecer a democracia, o Judiciário e a sociedade.

Assista um vídeo com resumo do evento.

Enastic destaca papel da tecnologia para a democracia, o Judiciário e a sociedade 2

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | RecifeNa foto ao alto, o presidente do TRE-PE, Cândido Saraiva, discursa na abertura do Enastic. Na foto seguinte, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, e o professor da UFG, Eliomar Araújo Lima.

O presidente do TRE Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, abriu o evento, na quarta-feira (20). Em seu discurso, o presidente destacou que a tecnologia está no centro das transformações sociais e também no coração da democracia. “Cada avanço tecnológico é, antes de tudo, uma reafirmação de princípios democráticos”, afirmou, citando inovações já presentes na Justiça Eleitoral, como urnas eletrônicas, biometria, auditorias, atendimentos virtuais e o uso de inteligência artificial.

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | Recife

O desembargador Cândido Saraiva ressaltou que o evento não é apenas técnico, mas também um espaço de escuta e troca. “A Justiça deve inovar sem perder o rumo, evoluir sem abrir mão da confiança do cidadão”, concluiu.

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | RecifeJosé Júnior, coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE. 

Representando a Esmape, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Pereira, destacou a importância do serviço público debater inovação e tecnologia e que a Esmape, através do seu laboratório de inovação, o Ideas, tem sido uma instituição fomentadora dos debates e estudos na área.

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | RecifeA desembargadora do TJPE, Daisy Pereira, representou a Esmape.

“Recebemos colegas de todo o país para compartilhar experiências, debater o futuro do Judiciário e refletir sobre como a tecnologia pode aproximar a Justiça da sociedade. Os três dias de evento nos mostraram que inovação e humanização caminham juntas. As discussões sobre inteligência artificial, cibersegurança, governança e transformação digital reforçaram que estamos no caminho certo, mas também que precisamos manter o espírito colaborativo para avançarmos”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel.

TRE-PE - 3° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) | RecifeNa imagem, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PE, George Maciel

Vários casos implementados pelos Tribunais Regionais foram compartilhados durante o evento, como foi o caso do TRE do Pará. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Felipe Brito, apresentou a solução de inteligência artificial desenvolvida para auxiliar quem trabalha no dia das eleições.

“Foi criado um chat, onde o mesário poderia interagir, via WhatsApp, e tirar dúvidas em tempo real. É um exemplo, entre tantos outros. Trazer soluções do Pará, levar soluções do Rio Grande do Sul, fazer com que essas soluções sejam nacionalizadas, que essas soluções cheguem até o eleitor. Os problemas são comuns: é atender uma quantidade grande eleitores, em um tempo bastante curto, e atender com qualidade”, afirmou Brito.

Além do caso do TRE do Pará, outro Regional que apresentou uma solução desenvolvido no estado foi o Tribunal de Goiás. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, o Tribunal desenvolveu a GualA: Plataforma Integrada de Inteligência Artificial para Combate  à Desinformação, Discurso de Ódio e Fortalecimento da Justiça Eleitoral. A iniciativa foi utilizada nas Eleições 2024 e serviu de base tanto para atividade judicial, para a retirada de postagem com desinformação, quanto para a Assessoria de Comunicação, no monitoramento das redes.

O Enastic Justiça Eleitoral é promovido pela empresa J.Ex e na sua 3ª edição, no Recife, com o apoio do TRE-PE. O evento busca integrar tecnologia e cidadania, reforçando a importância da modernização constante da Justiça Eleitoral brasileira. 


Fotos: Vitória Viana | Esmape
ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido