TRE-PE celebra Dia Internacional do Voluntariado
Dia criado pela ONU faz homenagem àqueles que fazem ações sociais ou de impacto cívico

No Dia Internacional do Voluntariado (05/12), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) faz uma homenagem ao mesário voluntário, aquela pessoa que participa de forma voluntária na organização e realização das eleições e, assim, contribui para fortalecer a democracia. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, para reconhecer o trabalho de milhões de pessoas que se dedicam, sem remuneração, a atividades que beneficiam a sociedade.
Segundo a ONU, voluntário é quem dedica parte do seu tempo, de forma espontânea e sem remuneração, para atividades de bem-estar social. Ser voluntário significa contribuir com tempo, conhecimentos, habilidades e atenção para transformar positivamente a vida de outras pessoas em áreas como saúde, meio ambiente, educação, esportes, defesa dos direitos humanos e proteção animal.
Ações de impacto cívico também são reconhecidas pela ONU e, entre elas, está o mesário voluntário. Nas Eleições de 2024, 32% dos mesários em Pernambuco atuaram de forma voluntária. Em 2020, esse percentual era de 29%. No Brasil, em 2024, 55% das eleitoras e eleitores que trabalharam no pleito de 2024 foram voluntários. Nas eleições anteriores, em 2022, foram 47%. O crescimento reflete a conscientização do eleitor sobre a importância de participar das eleições de forma ampla, difundidas por meio de ações de incentivos como o Programa Mesário Voluntário.
Campanha “Tampinhas Solidárias” do TRE-PE
A Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) do TRE-PE instalou, em 2024, um coletor de tampinhas plásticas na sede do Tribunal. Todo o material arrecadado será destinado ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC).
As tampinhas recebidas são encaminhadas a associações de catadores para reciclagem. O valor obtido com o material reciclado será revertido para o GAC, contribuindo para o custeio de atendimentos e tratamentos de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A AGS reforça que a campanha também promove a redução de resíduos e a prática da coleta seletiva.
O GAC é uma organização sem fins lucrativos que presta assistência social a crianças, adolescentes e jovens com câncer atendidos no Centro de Onco-Hematologia Pediátrica (CEONHPE), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC)

