TRE-PE realiza testes de integridade e autenticidade na eleição suplementar de Goiana
Três urnas eletrônicas estão passando pelos testes durante o período em que a eleição está sendo realizada

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, neste domingo (4), testes de integridade e autenticidade durante a eleição suplementar na cidade de Goiana. Os testes são conduzidos pela juíza Sandra Beltrão, em conjunto com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave).
O objetivo dos testes de integridade e autenticidade é validar o correto funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso, bem como a autenticidade dos sistemas eleitorais. Três urnas eletrônicas estão passando pelos testes durante o período em que a eleição está sendo realizada.
Embora em ambiente controlado, todo o procedimento segue as mesmas etapas das seções eleitorais comuns, incluindo a emissão da zerésima e demais providências iniciais.
Às 7 horas, após a emissão dos relatórios zerésima — expedidos pela urna e pelo sistema de apoio à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas —, os trabalhos de auditoria foram iniciados, no mesmo horário da votação oficial.
Às 17 horas, a votação será encerrada, mesmo que a totalidade das cédulas não tenha sido digitada. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica adotará as providências necessárias para a conferência dos resultados obtidos nas urnas verificadas, encaminhando a ata de encerramento dos trabalhos ao Tribunal.