Carlos Gil Rodrigues Filho é eleito desembargador do TJPE
Advogado foi desembargador eleitoral no TRE Pernambuco por quatro anos

O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é o advogado Carlos Gil Rodrigues Filho. Ele foi escolhido pela governadora Raquel Lyra, na noite desta segunda-feira (3/11), a partir da lista tríplice de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), definida em sessão extraordinária, no Pleno do Judiciário estadual pernambucano. De 2020 até 2024, Carlos Gil também desempenhou a função de desembargador eleitoral titular do TRE Pernambuco, representando os advogados do Estado.
"Recebo com profunda gratidão a honra de ter meu nome escolhido para integrar o Tribunal de Justiça de Pernambuco, representando a advocacia pernambucana pelo Quinto Constitucional. Agradeço, de coração, às advogadas e aos advogados que me confiaram o voto e me trouxeram até aqui, aos desembargadores e às desembargadoras do TJPE pela deferência e serenidade durante todo o processo, e à Governadora Raquel Lyra, por ter me concedido essa missão", pontuou Carlos Gil Rodrigues Filho.
No TRE Pernambuco, Carlos Gil encerrou o mandato no cargo de ouvidor-geral. Neste período, promoveu uma série de audiências públicas em todo o estado, reforçando o contato do TRE-PE com a sociedade civil e ampliando o debate sobre temas sensíveis, como violência política de gênero, e a participação feminina na política.
Perfil
Carlos Gil é natural do Recife. Aos 42 anos, é casado com Carolina e juntos são pais de duas filhas. Estagiário desde os 18 anos de idade, é advogado militante há mais de 18 anos. Foi Conselheiro Estadual da OAB-PE, na gestão de Bruno Baptista (2019 - 2021).
A lista tríplice eleita pelos desembargadores foi formada pelos advogados Carlos Gil Rodrigues, Diana Patrícia Lopes Câmara do Espírito Santo, e Adriana Caribé Bezerra Cavalcanti, que recebeu 30 votos. A lista foi entregue à governadora Raquel Lyra, no Palácio do Governo, pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, e pelos desembargadores Francisco Bandeira de Mello e Fausto Castro Campos. Os dois últimos foram eleitos mais cedo respectivamente como presidente e 2º vice-presidente do TJPE para o biênio 2026/2028.
Na votação promovida pela OAB-PE para a formação da lista sêxtupla, o recém escolhido desembargador do TJPE obteve 5.983 votos na eleição direta da OAB-PE, o que o posicionou como o segundo mais votado pela advocacia.
Os nomes dos candidatos que concorreram ao cargo foram encaminhados, em lista sêxtupla, ao presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, pela presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, no dia 9 de outubro. Foram eles: Adriana Caribé Bezerra Cavalcanti, Carlos Gil Rodrigues Filho, Diana Patrícia Lopes Câmara do Espírito Santo, Ana Paula da Silva Azevedo, Alexandre Soares Bartilotti e Paulo Artur dos Anjos Monteiro da Silva.
Com informações do TJPE

