Mutirão do TRE-PE chega ao fim com mais de 19 mil atendimentos
Iniciativa visa cadastrar biometria e estimular o primeiro título entre os jovens

Terminou neste sábado (8) o Mutirão de Atendimento ao Eleitor promovido pelo TRE-PE para ampliar o cadastramento biométrico de eleitores e também para o alistamento de jovens entre 15 e 17 anos, que já podem tirar seu título e votar no pleito em 2026. Nos três dias do mutirão, foram atendidos 19.043 eleitoras e eleitores em todo estado (dados consolidados às 16h03 deste sábado, 8/11). Considerando apenas o plantão do sábado, foram 6.023 atendimentos.
As trigêmeas Monique dos Santos, Adla dos Santos e Sofia dos Santos (na foto, da esquerda para a direita) aproveitaram o mutirão para tirar os primeiros títulos de eleitor, em Caruaru, no Agreste. Em Jaboatão dos Guararapes, a dona de casa Silvana Freitas foi com o marido a um dos postos de coleta biométrica.

“O atendimento foi bem rápido e agora estamos prontos para a próxima eleição”, comemorou.
O depoimento do eleitor Júlio César Barbosa também revela satisfação com a atenção que recebeu no posto do TRE-PE. “Vim tirar a biometria e o atendimento foi maravilhoso”, afirmou.

Antes do início do mutirão, faixa etária entre 21 e 24 anos era a que tinha o maior contingente eleitores sem biometria cadastrada - 219.948. Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, é o município com a maior fatia do eleitorado precisando coletar as digitais: 249.714 eleitores. No interior, Pesqueira tem a maior quantidade em números absolutos, com 36.107 eleitores sem biometria cadastrada. Esses dados serão atualizados no final do mês.
O mutirão envolveu todas as unidades da Justiça Eleitoral de atendimento ao eleitor e consistiu na ampliação dos horários de atendimento, das 8h às 16h, e na abertura dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor no sábado (8), das 8h às 16h.
Quem não conseguiu atendimento durante o mutirão fique atento ao prazo final: até o dia 6 de maio de 2026 será possível tirar o 1º título, coletar a biometria ou atualizar seus dados no cadastro eleitoral. O TRE-PE alerta para não deixar essas ações para a última hora, evitando filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral.
Coleta biométrica
O Tribunal recomenda ao eleitor verificar se já tem sua biometria coletada pelo site, em Autoatendimento Eleitoral, depois clicar em Título Eleitoral e, por fim, consultar situação eleitoral. Em caso negativo, basta agendar atendimento no site do TRE-PE (clique aqui para agendar). Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da atendente virtual Júlia e pelo Disque Eleitor: (81) 3194 9400.
Importância da biometria
A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação.
Outro fator importante é a agilidade, não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora.
Para além da questão eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.
1º Título
A ação estadual aconteceu junto à campanha nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), intitulada “Votar é a nossa cara”, voltada a incentivar jovens de 15 a 17 anos a tirarem o primeiro título. A iniciativa contou com influenciadores e conteúdos especiais nas redes sociais para aproximar a Justiça Eleitoral da nova geração de eleitores.

