TRE-PE inicia mais um mutirão para coleta de biometria e emissão do 1º título
Mobilização segue até próximo sábado (8), entre 8h e 16h, em todo estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início hoje (6), a um mutirão de atendimento ao eleitor, que ocorrerá até o próximo dia 8, em todas as unidades da Justiça Eleitoral do estado – 10 Centrais de Atendimento ao Eleitor, 86 cartórios eleitorais e 33 postos de atendimento biométrico. A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de eleitores com biometria cadastrada e estimular o primeiro título entre os jovens.O mutirão acontece até o próximo sábado, dia 8, das 8h às 16h.
O último balanço do TRE Pernambuco aponta que 13,24% dos eleitores do Estado ainda estavam sem biometria até o final de outubro. Os dados consolidados podem ser conhecidos aqui.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, destacou a importância do mutirão, convocando o jovem eleitor de 15, 16 e 17 anos a tirar seu primeiro título. O diretor aproveitou para convocar todos eleitores inscritos, e que não possuem a biometria a comparecem aos postos de atendimento. "O TRE Pernambuco está convocando todos os eleitores que possuem o título e não têm a biometria. Este é o momento de você se cadastrar, regularizar e ficar em dia também com o gov.br e com os benefícios sociais", afirmou Lemos.
Na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, no Recife, o maior ponto de atendimento do Estado, os eleitores chegaram cedo. Apesar da grande procura, não foi registrada formação de filas, pois a maioria dos interessados realizou agendamento prévio, que pode ser feito através do site. Para agendar o atendimento, basta ir no site
Ana Júlia Santana Buarque, 16 anos, aproveitou o mutirão para tirar o primeiro título de eleitor. A jovem declarou que é importante estar apta a votar: “O adolescente já vai criando opiniões e decisões sobre em quem quer votar”, afirmou. Júlio César Peixoto, também de 16 anos, também destacou a relevância da participação do jovem no processo democrático por meio do voto. “É bastante importante cada um poder expressar sua opinião”, garantiu.

Em Jaboatão dos Guararapes, onde 51,28% dos eleitores ainda não coletaram a biometria, a eleitora Irene Cavalcanti da Silva, 90 anos, estava acompanhada da filha no posto instalado na Igreja de Santo Amaro. Embora não seja mais obrigada a vota, dona Irene aproveitou a oportunidade e cadastrou seus dados biométricos.

Importância da biometria
A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação.
Outro fator importante é a agilidade, não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora.
1º Título
A ação estadual acontece junto à campanha “Votar é a nossa cara”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltada a incentivar jovens de 15 a 17 anos a tirarem o primeiro título. O objetivo é mostrar à juventude que ela já tem o direito de votar nas eleições, mesmo que, nessa idade, o voto ainda não seja obrigatório.

