Semana do Servidor 2025 encerra em clima de celebração e reconhecimento
Último dia teve homenagens, premiação, palestra sobre aposentadoria e momento de confraternização

Chegou ao fim, na sexta-feira (24), a Semana do Servidor 2025. Com o tema “Humanização e pertencimento”, o evento proporcionou a servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cinco dias consecutivos de atividades, entre palestras, treinamento, ações de bem-estar, homenagens e muito mais. O encerramento aconteceu em clima de celebração e reconhecimento, com um dia inteiramente dedicado aos aposentados e à valorização do trabalho.
“Encerramos esta semana do servidor, com a certeza que estamos prontos para o futuro, prontos para continuar servindo a sociedade com o mesmo modelo, a mesma ética e o mesmo espírito público que se marcaram a história deste regional. Foram palestras, cursos, feiras, ações de bem-estar e muitos momentos de convivência que reforçaram o que há de mais valioso em nossa instituição: as pessoas que a constroem todos os dias, fazem e exercem o seu labor e dignificam o nosso Tribunal”, destacou o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva.
Homenagens e palestra
A programação teve início pela manhã com a aposição de uma placa em homenagem aos servidores e servidoras aposentados e falecidos que ajudaram a construir a Justiça Eleitoral em Pernambuco. A cerimônia foi seguida de uma palestra sobre preparação para a aposentadoria, ministrada pela psicóloga Juliana Seidl, mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Universidade de Coimbra.
Com a pergunta “Como cultivar uma vida longeva?”, a palestra refletiu sobre a chegada da velhice e da aposentadoria e como tomar uma decisão consciente, voluntária e segura nesse momento da vida. “É muito importante que a gente se planeje ao longo do ciclo da carreira e da vida, porque, não é a passagem do tempo que faz com que a gente adquira um novo hábito e consiga cultivar esses pilares para uma vida longeva. A gente precisa, de fato, ter esse tempo para o planejamento, para a conscientização”, explicou.
A manhã de atividades teve continuidade com a cerimônia de apresentação dos trabalhos vencedores do II Prêmio Boas Práticas. O 1º lugar geral ficou com a iniciativa “Economia no uso do papel A4 quando da impressão do título eleitoral”, apresentada pela chefe da 11ª Zona Eleitoral, Wilma Oliveira. “A concretização dessa ideia foi feita há quatro anos. A ideia nasceu porque eu me inquietava com a questão do gasto de papel”, relatou a servidora.
O 2º lugar geral foi para o trabalho “Escutativa”, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) e apresentado pela servidora Amora Sukar, da Seção de Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Seplantic). Já o projeto premiado em 3º lugar foi “12 Etapas para o Registro de Candidaturas” da Secretaria Judiciária (SJ), com apresentação de Ana Emília Pereira, servidora da Seção de Controle e Registro de Partidos Políticos (Serep).
Confira aqui as fotos das apresentações.
Medalhas
À tarde, ocorreu a sessão solene de entrega das medalhas do Mérito do Servidor e Servidora Eleitoral e do 2º Prêmio Boas Práticas. A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, pelo corregedor eleitoral, desembargador Fernando Cerqueira, e pela ouvidora da mulher, desembargadora eleitoral Valéria Rúbia Silva Duarte.
Em seguida, o presidente Cândido Saraiva e o diretor-geral do Tribunal, Orson Lemos, conduziram a entrega das medalhas de mérito às servidoras e servidores homenageados. Também foram condecorados representantes de outras regionais na categoria Servidor de Outros Órgãos da Justiça Eleitoral, como a diretora-geral do TRE de Rondônia, Lia Maria Araújo Lopes, e o diretor-geral do TRE de São Paulo, Claucio Cristiano Abreu Corrêa.
Entre os premiados, a servidora Wilma de Oliveira conquistou o primeiro lugar no II Prêmio Boas Práticas com a iniciativa “Economia no uso do papel A4 na impressão do título eleitoral”. Emocionada, ela agradeceu pela trajetória na Justiça Eleitoral. “O sentimento que me inunda é de profunda gratidão. Hoje foi a coroação de quase 36 anos de trabalho e de alegria por fazer parte de um corpo comprometido, que trabalha com paixão e excelência”, declarou.
Wilma também participou do curso de Práticas Cartorárias, promovido pela Corregedoria entre os dias 21 e 23 de outubro, e ressaltou a importância do aprendizado. Para ela, a capacitação “superou todos os outros cursos já realizados” e foi um momento de redescoberta e valorização do trabalho cotidiano.
Outro homenageado foi o servidor José Lago, que recebeu a Medalha do Mérito na categoria Servidor de Cartório Eleitoral. Ele descreveu a honraria como um momento de grande emoção. “Agradeço profundamente pelos 38 anos vividos no TRE e pelo reconhecimento. Receber essa medalha foi grandioso. Sou muito grato aos colegas e à presidência por esse gesto de carinho e confiança”, afirmou.
O evento terminou em clima de celebração, com corte de bolo e confraternização no hall do edifício-sede. O encerramento contou ainda com um food park montado na área externa do TRE-PE, reunindo servidoras e servidores em um momento de descontração para fechar a semana especial.

