TRE-PE participa das reuniões preparatórias de diretores-gerais e assessores de comunicação no 89º COPTREL.
Na reunião foram discutidas temáticas essenciais para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

A manhã da quinta-feira (9) foi marcada por duas reuniões preparatórias que antecedem a abertura oficial da 89ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizada na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis. Diretores-gerais (DGs) e assessores de comunicação dos TREs discutiram, ao longo do dia, temáticas essenciais para o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
Representaram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o diretor-geral Orson Lemos e o assessor de comunicação Gilvan Oliveira.
O presidente do COPTREL e dirigente da Corte Eleitoral do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, abriu os trabalhos de ambas as categorias. Entre os tópicos abordados na pauta dos diretores, destacaram-se a reorganização de cartórios eleitorais, o uso de novas ferramentas de tecnologia da informação e as políticas de acessibilidade. A programação também contou com o painel “GuaIA - Combate à Desinformação no Sistema de Justiça Eleitoral Brasileiro: ferramenta inteligente de apoio à decisão”, apresentado pelo professor Eliomar Araújo, coordenador do projeto no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.
Os assessores e assessoras de comunicação, em reunião paralela, debateram aspectos centrais da área, como o Plano Nacional de Educação Midiática. À tarde, a programação prosseguiu com o painel “Perspectivas para o cenário político nas Eleições 2026” e com a apresentação do projeto Collab Com, do TRE de Santa Catarina.
A solenidade de abertura do 89º COPTREL aconteceu na quinta-feira à noite, reunindo os presidentes das Cortes Eleitorais e autoridades dos Três Poderes da Federação.