TRE-PE registra mais de 39 mil atendimentos nos primeiros dias de horário estendido
A maior procura foi por emissão de primeiro título e biometria

Com a ampliação do horário de funcionamento das unidades da Justiça Eleitoral em Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) contabilizou 39.648 atendimentos nos quatro primeiros dias da medida, entre a quarta-feira (15) e este domingo (19), marcando o primeiro fim de semana com atendimento nas unidades do Tribunal.
A iniciativa de estender o horário de atendimento busca ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais na reta final para o fechamento do cadastro, no dia 6 de maio. As unidades estão abertas das 8h às 16h nos dias úteis e das 9h às 15h aos sábados, domingos e feriados, além dos postos instalados em shoppings, que funcionam em horários diferenciados.
Leia mais: TRE-PE amplia horário de atendimento na reta final do fechamento do cadastro
Do total registrado entre os dias 15 e 19 de abril, cerca de 80% correspondem à emissão do 1º título e à atualização de dados cadastrais — incluindo a coleta biométrica. Os quase 20% restantes referem-se a pedidos de transferência de domicílio eleitoral ou de local de votação.
Os dados demonstram aumento na procura pelos serviços eleitorais. Nos dias que antecederam a ampliação do horário, o total diário variava entre 5,2 mil e 5,8 mil atendimentos. Com o novo horário, as unidades do TRE-PE passaram a registrar mais de 7 mil pessoas atendidas por dia útil. Mesmo com o crescimento da demanda, não houve registro de filas.
Um aspecto que chamou atenção no final de semana foi a presença significativa de famílias nas unidades. Muitos pais e mães acompanharam filhos e filhas na emissão do primeiro título. Em diversos casos, a ida à Justiça Eleitoral também foi aproveitada por eles para agendar atendimentos, regularizar a situação eleitoral, atualizar dados ou realizar a coleta biométrica.
No posto de atendimento do Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, a estudante Amanda Azevedo, de 17 anos, tirou seu 1º título no final da manhã deste sábado, acompanhada da mãe, a comerciante Ana Paula Azevedo, e do pai, o advogado Rossano Azevedo, que aproveitaram para realizar a coleta biométrica. A família foi atendida no horário agendado e destacou a rapidez do serviço.
“Estávamos até achando que demoraria, porque está próximo da eleição e poderia estar mais cheio, mas não. Foi uma surpresa muito positiva. Fomos atendidos até antes do horário, sem transtornos”, afirmou Rossano.
