Mutirão do TRE-PE tem início nesta quinta-feira (29) com intensa movimentação
Unidades de atendimento passam a funcionar em horário estendido, das 8h às 16h, até este sábado (31)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta quinta-feira (29), o primeiro mutirão de 2026 — uma oportunidade para quem quer começar o ano sem pendências com a Justiça Eleitoral. Somente neste primeiro dia, um total de 5.629 eleitores procuraram os cartórios, postos e centrais de atendimento espalhados pelo estado em busca de algum serviço. O atendimento funciona em horário estendido, das 8h às 16h, até este sábado (31).
O foco da iniciativa é ampliar o cadastramento biométrico entre o eleitorado e estimular o primeiro título entre os jovens. No entanto, todos os serviços eleitorais são ofertados. Entre os principais estão transferência de título, mudança do local de votação, correções no cadastro eleitoral, pagamento de multas e regularização da situação eleitoral.
Na Central de Atendimento ao Eleitor do Recife, na Praça das Cinco Pontas, bairro de São José, o jovem Lázaro Vinícius, 18 anos, aproveitou logo o primeiro dia do mutirão para tirar o título de eleitor. “Hoje em dia, a gente tem que apresentar o título em qualquer função que a gente vai exercer”, declarou. Para ele, é importante exercer o direito ao voto: “porque me dá o direito de escolher em quem eu vou votar, me dá autonomia.”
Já a eleitora Joana D’Arc Costa, 60 anos, compareceu ao mutirão por um motivo diferente. Ela ainda não tinha a biometria cadastrada e realizou a coleta dos dados digitais para conseguir acessar um dos benefícios do INSS. É que, além do uso no âmbito eleitoral, os dados registrados no TRE-PE podem ser utilizados por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda. “Fiz a biometria, assinei e está tudo ok. O atendimento foi ótimo”, disse.
Para participar, a eleitora ou o eleitor deve realizar um agendamento prévio no site do TRE-PE. Clique aqui e escolha dia, horário e unidade de sua preferência. Vale destacar que as unidades do TRE-PE recebem eleitores de qualquer cidade do estado. No Recife, por exemplo, as vagas para os dias de mutirão encontram-se esgotadas, mas o eleitor ainda consegue atendimento em postos e cartórios de cidades vizinhas como Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Em caso de dúvidas ou dificuldades de agendamento, o eleitor pode procurar a atendente virtual Júlia no site do TRE-PE ou ligar para o Disque Eleitor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone (81) 3194-9400.

