TRE-PE reforça compromisso com práticas sustentáveis no Dia Mundial da Educação Ambiental
Instituição realizou 20 ações educativas sobre sustentabilidade, em 2025

Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado nesta segunda-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Assistência de Gestão Socioambiental (AGS), reforça o compromisso com a disseminação de práticas sustentáveis e a gestão eficiente de recursos. A data, instituída pelas Nações Unidas, lembra o papel da educação na proteção ao meio ambiente.
Somente em 2025, o TRE-PE realizou 20 ações de educação em sustentabilidade. Um dos destaques foi a campanha interna “PLS em Foco”, uma série de vídeos que buscou conscientizar servidores e colaboradores acerca do Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição. A ação foi voltada à divulgação de pequenas atitudes, como apagar luzes ao sair, usar menos papel e separar o lixo corretamente, que contribuem para o alcance dos objetivos previstos no documento. Confira aqui.
Também no ano passado, magistrados e servidores tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O evento contou com uma palestra sobre gestão sustentável das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e recebeu o projeto Litro Lino diretamente de Caruaru, no Agreste. A iniciativa, desenvolvida pelo professor Samuel Soares com estudantes de escolas públicas, utiliza violinos feitos a partir de garrafas PET e cabos de vassoura. Veja aqui.
Outro ponto alto foi a participação na 19ª Primavera dos Museus com a palestra “A crise climática: uma questão cidadã?”, resultado de uma parceria com o Centro de Memória da Justiça Eleitoral (Cemel). A apresentação foi voltada a estudantes da rede pública estadual e refletiu sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas, os desafios impostos ao poder público e à sociedade e quais ações podem frear seu avanço.
Gestão de resíduos
Também merece destaque a gestão responsável de resíduos sólidos, que contribui para evitar o descarte inadequado e minimizar os impactos no meio ambiente. Ao longo de 2025, o TRE-PE destinou aproximadamente 10 toneladas de papel e papelão para reciclagem. Do total, quase cinco toneladas foram provenientes de antigas cabinas de votação que ficaram em desuso e foram entregues à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos (Coopagres).
Já o total de resíduos plásticos descartados ficou acima de 2 toneladas, tendo sido 126 kg somente de tampinhas plásticas doadas ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), organização sem fins lucrativos que presta assistência social a crianças, adolescentes e jovens com câncer. Por fim, o acumulado de resíduos de metal chegou a quase meia tonelada e de vidro a 300 kg. Somando tudo, foram mais de 13 toneladas de resíduos sólidos destinados à reciclagem no último ano.
Carros elétricos
Além disso, recentemente, o Tribunal deu um passo importante rumo à redução das emissões de Gases de Efeito Estufa com a substituição de cinco carros a combustão por três elétricos e dois híbridos. Os carros elétricos são mais sustentáveis por não utilizarem combustíveis fósseis e terem motores muito mais eficientes, diminuindo drasticamente as emissões de carbono na atmosfera.

